DA SÉRIE PROFISSIONAIS À PROVA DE CRISE

Ser um profissional certificado é muito importante. Contudo, isto não basta.

abecip_01

Para que você seja um super profissional, é essencial escolher corretamente a certificação que melhor se adeque às suas atividades e que te habilitará a realizar as operações que são mais vantajosas e interessantes para você.

Afinal, você não deseja descobrir que tal certificação não serve depois de ter feito a prova, estudado e gastado dinheiro com inscrição, né?!

Leia até o final do artigo para saber:

  1. O que é a Abecip?
  2. A Certificação CA-300
  3. A Certificação CA-600
  4. O que é cobrado em cada prova: diferenças e semelhanças
  5. Como se preparar rapidamente para a prova

1- O QUE É A ABECIP?

abecip_02

A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) é uma entidade que reúne empresas de crédito imobiliário de todo o país.

Com o objetivo de atender a Resolução 3.954 (veja artigo o “A Resolução do Bacen e o Correspondente Bancário: tudo o que você precisa saber para não perder dinheiro“) do Banco Central e promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam como correspondentes (vendendo produtos de crédito imobiliário) no Brasil, a Abecip lançou seu programa de Certificação Profissional.

Além de promover a melhoria da qualidade das informações repassadas ao consumidor e demais públicos, o programa pretende reconhecer a capacidade técnica e experiência do correspondente de crédito imobiliário, incentivar sua atualização, dar maior credibilidade nestes serviços prestados para os associados, elevar os padrões de conduta ética e fortalecer o mercado de crédito imobiliário, que está em forte expansão.

Este Programa de Certificação da Abecip conta com duas certificações: A CA-300 e a CA-600.

Abaixo, você irá ver detalhadamente para que serve e a quem se destina cada uma delas.

 

2- A CERTIFICAÇÃO CA-300

abecip_03

A CA-300 é destinada aos correspondentes bancários brasileiros, que trabalham ou desejam trabalhar com crédito imobiliário.

Vale ressaltar que a CA-300 também está aberta aos demais profissionais, bem como os universitários e outros interessados na certificação profissional. Não é necessário possuir vínculo com instituições associadas à Abecip.

A aplicação da prova é permanente, ou seja, você pode se inscrever a qualquer momento; não precisa esperar abrir inscrições. A prova é presencial.

O valor da inscrição é de R$ 165,00. A prova é constituída por 30 questões de múltipla escolha e tem 1h30 de duração. Você é aprovado se acertar mais de 18 questões (60% da prova). A duração da certificação é de 5 anos e você pode se inscrever pelo site: https://certpessoas.fgv.br/abecip/FreeAccess/CTs.aspx

 

3- A CERTIFICAÇÃO CA-600

abecip_04

Já a CA-600 tem como público alvo os profissionais bancários que comercializem produtos de crédito imobiliário.

Assim como a CA-300, a CA-600 também é aberta aos demais profissionais e aos universitários que tenham interesse nesta certificação. Não é necessário possuir vínculo com instituições associadas à Abecip.

A CA-600 é obrigatória para os profissionais bancários, de acordo com o Normativo do Sistema de Autorregulação Bancária da Febraban Nº 009/2013. Para mais informações, veja o artigo Nova Certificação Obrigatória.

A aplicação da prova é permanente, ou seja, você pode se inscrever a qualquer momento; não precisa esperar abrir inscrições. A prova é presencial.

O valor da inscrição é de R$ 250,00. A prova é constituída por 50 questões de múltipla escolha e tem 2h00 de duração. Você é aprovado se acertar mais de 35 questões (70% da prova). A duração da certificação é de 5 anos e você pode se inscrever pelo site: https://certpessoas.fgv.br/abecip/FreeAccess/CTs.aspx

 

4- O QUE É COBRADO EM CADA PROVA: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

abecip_05

O conteúdo programático das duas provas é praticamente o mesmo.

A diferença é que a CA-600 cobra dois tópicos a mais: 7. Custos e Tributação e 11. Pós-Contratação. Os demais são comuns às duas provas, com algumas pequenas diferenças de divisão do conteúdo entre os módulos.

Veja abaixo os tópicos do Conteúdo Programático de cada uma delas:

CA-300

  1. Sistema Financeiro Nacional – SFN
  1. Sistema Financeiro da Habitação – SFH
  1. Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI
  1. Negócios e Garantias Imobiliárias
  1. Produtos para Pessoa Física
  1. Seguros / Seguradoras
  1. Código de Defesa do Consumidor / Ouvidoria / Ética
  1. Matemática Financeira

 

CA-600

  1. Sistema Financeiro Nacional – SFN
  1. Sistema Financeiro da Habitação – SFH
  1. Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI
  1. Garantias Imobiliárias
  1. Produtos para Pessoa Física
  1. Seguros / Seguradoras
  1. Custos e Tributação
  1. Código de Defesa do Consumidor
  1. Ouvidoria
  1. Matemática Financeira
  1. Pós-Contratação

Como você pôde ver, são apenas o módulo 7 e o 11 da prova CA-600 que não são cobrados na prova CA-300.

Isto porque estes dois módulos tratam de operações que são feitas exclusivamente pelos bancos. O correspondente não possui nenhuma função no que tange tributos (como IOF, ITBI, Seguro Habitacional), nem no que se refere à pós contratação (amortização ou liquidação do saldo devedor, por exemplo). Por este motivo, ele não é cobrado destes assuntos.

 

5- COMO SE PREPARAR RAPIDAMENTE PARA A PROVA

abecip_06

Profissional do setor bancário que sou, sei bem como é desgastante a nossa rotina de trabalho. Sei que você chega em casa cansado e não quer nem pensar em estudar. Eu sei. Mas você PRECISA ser certificado.

Pensando nisso, elaboramos o Método Descomplicado®, feito com carinho de profissional do setor bancário para profissional do setor bancário.

Este método foi formulado para você não perder tempo e aprender de verdade.

O Método Descomplicado® tem a carga horária de 20h e é constituído por vídeo-aulas didáticas de fácil compreensão. Elas contem esquemas gráficos que facilitam a visualização do conteúdo e, consequentemente, o seu entendimento dos temas.

Seu aprendizado é complementado por mais de 250 exercícios, entre:

– Exercícios de fixação: feitos para você realizar logo após a aula, para fixar o que acabou de ver

– Questões comentadas: são exercícios que você faz e, assim que envia a resposta, visualiza a explicação da questão e de todas as alternativas.

– Simulados: são provas, nos mesmos moldes daquelas utilizadas por cada instituição. Há contagem de tempo.

Favicom_quadrado

Você pode fazer as aulas e exercícios quantas vezes quiser. Não há limite de acessos. Seu tempo de acesso ao Campus Virtual é de 60 dias. A carga horária dos Cursos Descomplicados é de 20h. Ou seja, você pode fazer o curso mais de 45 vezes!

E se você ficar com alguma dúvida, temos professores de plantão, por e-mail e por Whatsapp! Suas dúvidas são respondidas em até 24h, de forma personalizada.

A prova da eficácia do Método Descomplicado® são os 100% de alunos aprovados na primeira tentativa. Isso mesmo, 100% de alunos aprovados!

Conheça mais os Cursos Online Descomplicados.

Para CA-300, CLIQUE AQUI

 

Para CA-600, CLIQUE AQUI

 

Para os demais cursos, acesse: http://aprovabancarios.com/cursos-descomplicados/

 

Não perca mais tempo. Invista em você. Conte com a gente para este importante salto na sua carreira. Este é o primeiro passo da sua nova vida, uma vida cheia de sucesso.

 

Estamos juntos! Rumo ao seu sucesso profissional!

(GRÁTIS) Todo o conteúdo da sua certificação em até 6 páginas!

Receba agora e comece a estudar de forma inteligente

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.