Da série: Profissionais à prova de crise

3 dicas para ser um correspondente à prova de crise: o mercado imobiliário e os surfistas.

olhando

Aparentemente, o momento não é o melhor para o mercado imobiliário. Mas será que isso é verdade mesmo, será que o mar não está para peixe? Será que nós, profissionais do crédito imobiliário e do setor bancário não podemos ser favorecidos por esta aparente maré baixa?

O bom profissional, o que se destaca é aquele que sabe aproveitar as situações quando ninguém acredita que isto seja possível. Leia até o final e aprenda a ser um surfista do mercado.

 

Você vai ver neste artigo:

– O Panorama Geral da Economia e do Mercado Imobiliário

– Aproveitando o momento: veja as oportunidades onde ninguém vê

– Prepare-se para surfar a onda sem concorrência, se destacar e garantir seu sucesso profissional

 

O PANORAMA GERAL DA ECONOMIA E DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PANORAMA GERAL DA ECONOMIA E DO MERCADO IMOBILIÁRIO

 

Para que você entenda o que está acontecendo, farei um breve resumo da atual situação. Compreendendo o momento, fica muito mais fácil encontrar meios de tirar proveito de onde ninguém conseguiu enxergar. O melhor surfista é aquele que conhece as condições de vento, temperatura, das ondas…

Todos nós sabemos que a economia está passando por uma fase de ajustes. Diminuição dos postos de trabalho, do poder de compra do consumidor, aumento dos juros e da inflação.

O país passou por um boom imobiliário de 2009 a 2013. As incorporadoras lançaram muitos empreendimentos, o preço do m² aumentou sensivelmente, o crédito estava à disposição do consumidor. As vendas aumentaram. Tudo ia de vento em popa.

Mas, como tudo no Mercado, há as compensações. Após as altas dos preços, eles foram naturalmente se ajustando a um valor mais plausível e sustentável. Após a concessão de crédito demasiada, ela está se ajustando a um nível equilibrado.

Desta forma, o que estamos atravessando é uma fase de ajustes. Toda aquela euforia de preços elevados, crédito extremamente fácil está se ajustando para um nível equilibrado que possa se manter por um longo período.

E isto é supernormal, é um movimento de Mercado. Após uma maré alta, vem a maré baixa. Isto é natural e não é motivo de preocupação.

E é na maré baixa que os bons surfistas se destacam. É muito fácil ser um bom surfista quando o mar está cheio, quando as ondas são previsíveis, abundantes e fáceis. Quando o mar está mexido, a multidão (no termo surfista, “crowd”) desaparece. Aí é a hora de se destacarem os realmente bons surfistas, aqueles que sabem utilizar as aparentes adversidades a seu favor. E geralmente, são estes que se consagram, que permanecem.

E você, em qual time quer estar? Na crowd, que nada conforme a maré, ou nos bons surfistas, que sabem aproveitar o momento?

 

APROVEITANDO O MOMENTO: VEJA OPORTUNIDADES ONDE NINGUÉM MAIS VÊ

oportunidades

Diante do quadro atual que desenhei acima, vamos juntos encontrar formas de aproveitar as oportunidades. Com a vantagem de enfrentarmos muito menos concorrência já que os surfistas medíocres desistem diante das menores adversidades. Mas você não é assim, por isto está lendo este texto agora. E depois que termina-lo irá ser um surfista de excelência, tenha certeza.

No momento, as oportunidades existem e não são poucas. Listarei aqui alguns exemplos e você também pode contribuir com as suas observações, comentando este artigo.

  1. Preço do m² está mais acessível

caindo

A queda do preço do m² não é uma coisa ruim para você. Pelo contrário! É a oportunidade de vender ainda mais unidades, devido aos bons preços. Quem, em 2010, imaginaria que seria possível adquirir imóveis com preços como os que vemos hoje?!

  1. A oferta está elevada

sun

Preste atenção. Isto não é necessariamente ruim.

O jornalista e economiário Max Gunther escreveu, no seu best seller “Os Axiomas de Zurique” 12 dicas (axiomas) valiosas para você ser um bom surfista do mercado. Em seu décimo axioma, o que se refere ao Consenso, ele alerta: Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada. Mais adiante, no décimo quarto axioma menor ele reforça: Jamais embarque nas especulações da moda. Com frequência, a melhor hora de se comprar alguma coisa é quando ninguém a quer.

Bingo! É nesta fase que estamos agora! Muita oferta é sinônimo de que esta é a melhor hora para adquirir um imóvel. Como disse anteriormente, devido à maior oferta, os preços estão baixos. É a oportunidade de comprar algo de qualidade em um bom preço!

  1. Imóveis são patrimônio. Eles podem valorizar

moedas_casas

Complementando as observações acima, afirmo que os imóveis valorizam. Ou seja, se o seu cliente adquire um imóvel agora, ele paga um preço baixo. Com o tempo e com o movimento natural do mercado que vimos acima, o preço irá aumentar.

Assim, seu cliente pode vender o mesmo imóvel, em um curto espaço de tempo, por um preço bem maior do que ele adquiriu! Este é um investimento muito seguro, pois você não está arriscado a perde seu dinheiro; ele é feito de concreto e tijolo.

  1. Feirões e saldões das incorporadoras tornam o preço do m² ainda mais acessível

best_offer

Além dos ótimos preços já praticados pelo mercado, as incorporadoras vêm fazendo diversas promoções para atrair ainda mais os compradores.

  1. Crédito para imóvel novo está mais atrativo

porquinho_feliz

Você deve ter ouvido a notícia de que o crédito está mais restrito. Mas isto não é um problema para você, surfista de excelência!

Repare que o crédito foi restrito apenas para os imóveis usados! A redução do limite do valor total financiado de 80% para 50% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) só vale para aqueles imóveis que estão sendo vendidos por terceiros.

Isto alavanca a venda de imóveis novos! Recentemente, postamos uma notícia que trata disto.

Estes são apenas alguns exemplos de que as oportunidades de bons negócios para você correspondente imobiliário existem. A onda está esperando para ser surfada. Vai perder esta oportunidade?

PREPARE-SE PARA SURFAR A ONDA SEM CONCORRÊNCIA, SE DESTACAR E GARANTIR SEU SUCESSO PROFISSIONAL

surfista_pegando_onda

Como disse anteriormente, o surfista que se destaca mesmo é aquele que consegue visualizar a boa onda e a surfa inteira, sozinho, sem concorrência. A boa onda você já visualizou. Agora resta saber como surfar esta onda.

Novamente, vou listar algumas dicas. Fique à vontade para contribuir, comentando ao final deste artigo.

  1. Inove:

dinheiro_igual_ideia

Faça o que ninguém nunca fez.

Fique sempre atento ao Mercado, às notícias e às promoções das incorporadoras.

Faça uma mala direta de seus potenciais clientes e envie as novidades e promoções. Incentive-os a irem ver os imóveis. Vá com ele visitar o stand no final de semana, se preciso.

Envie também panoramas e noticias que mostram que a hora de comprar e financiar um imóvel é agora! Um exemplo de notícia é este aqui.

Isto passa confiança para os seus clientes e eles com certeza virão te procurar para realizar o financiamento de seus novos imóveis.

  1. Diversifique:

lampada_dinheiro

Você sabia que o Crédito Consignado está em alta?! Postamos uma matéria sobre isso.

Esta pode ser uma boa oportunidade para você começar a operar Crédito Consignado. Para ser um profissional habilitado na concessão de crédito consignado, você precisa obter uma Certificação da Febraban. Eu recomendo a FBB-300, que é conhecida como “Correspondente Completo”.

Para estudar para esta certificação, eu indico o Curso Online Descomplicado para FBB-300.

Conheça o Curso Online Descomplicado para FBB-300.

  1. Capacite-se:

surfista_abaixando

 

Este é o ponto principal. Sem ele, os dois acima quase não tem eficiência.

Um bom surfista só fica bom se treinar, se ele se capacitar.

Você também. Você se aprimora fazendo estudando, ficando por dentro do mercado e das notícias, fazendo cursos e certificações.

Ter uma certificação vai te dar as ferramentas necessárias para ser um profissional confiável, capacitado e destacado.

Para você, correspondente do crédito imobiliário, eu indico a Certificação da Abecip: a CA-300. Com ela, você será um surfista de excelência!

Quer mais uma boa notícia? Estudar para esta certificação é fácil, rápido e barato. O Curso Online Descomplicado CA-300 te prepara para a prova em apenas 20h de estudo. E está em promoção: 37,5% de desconto! Sai apenas R$ 250,00. Além disso, é eficaz; 100% dos alunos que fizeram o Curso Online Descomplicado completo foram aprovados na primeira tentativa.

Seja um profissional acima da média, à prova de marés baixas. Surfe esta onda sem concorrência e consagre-se como profissional de excelência. Inove, capacite-se, destaque-se!

Conheça o Curso Online Descomplicado para CA-300.

1
Olá 👋
Como posso ajudar?
Powered by

(GRÁTIS) Todo o conteúdo da sua certificação em até 12 páginas!

Receba agora e começe a estudar de forma inteligente

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.