Estudante feliz com as 7 melhores maneiras de estudar para uma prova

Neste post você verá:

  • O melhor jeito para não estudar apenas um dia antes da prova
  • A importância de fazer anotações e como elas podem te ajudar
  • Como os exercícios podem te ajudar a entender a matéria
  • Exercícios comentados também são seus aliados
  • Fazer exercícios de fixação é parte importante do aprendizado
  • A importância dos simulados e a melhor hora de fazê-los
  • O que fazer um dia antes da prova

As perguntas que não querem calar

Quem nunca se deparou com dúvidas na hora de estudar para uma prova? Perguntas como“estudar todo o conteúdo um dia antes da prova ou ir estudando aos poucos?”, “fazer exercícios ou ler/ouvir diversas vezes os conceitos principais?” sempre surgem quando precisamos nos preparar para uma prova. Se você também tem dúvidas de qual a melhor maneira de estudar, fique tranquilo! Este artigo vai te ajudar a criar a melhor metodologia, aquela que se encaixa perfeitamente com a sua forma de aprender.

Estudar um dia antes?

Não espere até a noite anterior à prova para estudar para ela. É importante estudar aos poucos – um dia após o outro. Assim, você vai acumular conhecimento, vai compreender de fato a matéria, ao invés de decorar, às pressas, um emaranhado de conceitos desconexos. Entender a matéria é o primeiro passo para um estudo bem sucedido. Quando você consegue compreender o que está estudando, você faz conexões com muito mais facilidade e fica apto a responder qualquer tipo de questão sobre o tema. Uma vez que você não apenas decorou um conceito, mas o entendeu, é mais fácil construir raciocínios lógicos e resolver problemas relacionados ao tema. Compreender o conteúdo é algo que exige certo tempo e não pode ser feito em apenas uma noite, por mais simples que seja a matéria. Por isso, é importante começar a estudar algum tempo antes da prova, para que seu cérebro assimile o conteúdo e não apenas decore. Quem decora, esquece. Quem aprende, não.

Fazer anotações?

É importante que, durante a aula ou sessão de estudo, você vá anotando os principais conceitos e as partes mais importantes. Anote suas dúvidas. Monte seu próprio mapa mental. Mapas mentais são grandes aliados em seus estudos, desde que sejam feitos por você, no decorrer do aprendizado. Em breve, o CCI disponibilizará os Cursos Descomplicados para FBB-200 e o FBB-300 (Correspondente Completo). Todos eles terão mapas mentais para que, no final dos seus estudos, você consiga comparar seu mapa com o do Curso Descomplicado e veja se está faltando alguma coisa.

Fazer exercícios ou ler/ouvir diversas vezes o conteúdo?

Ler/ouvir o conteúdo é muito importante. Mas aplicar os conceitos que você aprendeu é providencial. Afinal, você está estudando para aplicar o que aprendeu na sua vida profissional. Os exercícios irão te ajudar a criar intimidade com a aplicação dos conceitos. Além disso, eles te ajudarão a se familiarizar com a prova e seu modelo, com as questões de múltipla escolha. É na hora de fazer os exercícios que surgirão as principais dúvidas. Anote-as, pergunte para o professor e/ou revisite o conteúdo. Isto ajudará muito na sedimentação do conhecimento.

E os exercícios comentados?

Exercícios comentados são muito bons. Eles te ajudam a criar intimidade com o estilo da prova, com as questões que podem surgir sobre o tema e indicam a melhor forma de resolvê-las. No Curso Descomplicado, para todas as Certificações, há diversos exercícios comentados. Desta forma, você aprende como resolver com mais facilidade às questões que surgirem na prova e no seu dia-a-dia profissional. Através deles, você estará preparado para resolver quaisquer outras questões. Os exercícios comentados são uma parte importantíssima no processo de aprendizagem, uma vez que te darão um norte, te indicarão o caminho mais curto para resolver os problemas sobre determinado tema. Veja-os antes de começar a responder os exercícios.

Exercícios de fixação, fazer ou não fazer?

Simulados, quando fazer?

moça queixo

Os simulados são a prova real de como estão seus estudos e o seu aprendizado. Portanto, faça-os com atenção, concentração e lealdade. Nada de colar na hora do simulado! Encare os simulados como se fossem a prova. Conte o tempo, prepare um lugar especial para realiza-los, peça para que as pessoas não o interrompam durante o período em que você estiver fazendo o simulado. Leia com atenção ao enunciado e procure entender o que está sendo pedido. Faça o simulado assim que você terminar de estudar todo o conteúdo e se sentir preparado para fazer a prova. Veja o seu desempenho, o que você errou e porquê. Faça os simulados novamente uma semana antes da prova. Assim, você terá tempo de revisitar o que errou, de fixar melhor a matéria que tem mais dificuldade e treinará sua leitura mais atenta e sua concentração. Em breve, farei um artigo sobre como resolver questões de prova. Seja VIP  para ser o primeiro a saber como fazer as provas de maneira descomplicada!

Os Cursos Descomplicados como aliados em seus estudos

curso ca-300 e ca-600

 CA-300            CA-600

Em breve, lançaremos os Cursos Descomplicados para Febraban. Aguarde!

0/5 (0 Reviews)

(GRÁTIS) Todo o conteúdo da sua certificação em até 12 páginas!

Receba agora e começe a estudar de forma inteligente

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.