Geralmente, este é um assunto preterido pelos alunos. Contudo, é um tema de muita importância e peso nas provas de Certificação. Vamos falar um pouco sobre o CDC – Código de Defesa do Consumidor, no que tange o conteúdo exigido nas provas.

codigo de defesa do consumidor_0

 

Ao final da leitura deste artigo, você vai saber:

– A definição dos Principais conceitos presentes no Código de Defesa do Consumidor

– Direitos básicos do consumidor

– Como se aprofundar mais na matéria exigida pelas Certificações

 

PRINCIPAIS CONCEITOS PRESENTES NO CDC

codigo de defesa do consumidor_1

Antes da Lei nº 8.078/90, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, não havia uma lei específica que protegesse aquele que adquirisse um produto ou serviço.

Após a regulamentação da relação de consumo, há uma maior proteção ao adquirente. Além disso, as obrigações do vendedor ficaram mais definidas, o que facilita na hora de prestar um serviço ou fornecer um produto.

O Código de Defesa do Consumidor é um conjunto de normas que regulam as relações de consumo, protegendo o consumidor e colocando os órgãos e entidades de defesa do consumidor a seu serviço.

Para que você entenda o conteúdo do CDC, é necessário primeiramente apreender os principais conceitos desta Lei tão importante. São eles:

 

Produto

codigo de defesa do consumidor_2

 

É a mercadoria que é comercializada.

Pode ser de dois tipos: durável e não durável. O produto durável é aquele que não desaparece com o uso (uma mesa, por exemplo). Já o produto durável acaba após o uso (sabonete, alimentos).

 

Serviço

codigo de defesa do consumidor_3

É tudo o que você paga para ser feito: corte de cabelo, limpeza do carro, consertos em geral, serviços bancários.

O serviço também pode ser durável e não durável. O serviço durável é aquele que demora a desaparecer com o uso (construção de uma casa, prótese dentária), enquanto que o serviço não durável desaparece com a utilização (faxina, lavagem de roupas, jardinagem).

 

Consumidor

codigo de defesa do consumidor_1j

É qualquer pessoa que compra um produto ou contrata um serviço, seja por necessidade sua ou de seus familiares. Lembrando que aqui tratamos do consumidor final, e não de um intermediário – que compra e revende.

Qualquer produto que você consuma ou serviço que você contrate, desde a compra de uma balinha até o serviço de um amolador de tesouras, torna você um consumidor.

Atenção: Também são considerados consumidores as vítimas de acidentes causados por produtos defeituosos, mesmo que não os tenha adquirido (art. 17, CDC), bem ainda as pessoas expostas às práticas abusivas previstas no Código do Consumidor, como, por exemplo, publicidade enganosa ou abusiva ( art. 29, CDC).

 

Fornecedor

codigo de defesa do consumidor_5

São pessoas, empresas públicas ou particulares, nacionais ou estrangeiras que oferecem produtos ou serviços para os consumidores.

Estas pessoas ou empresas produzem, montam, criam, transformam, importam, exportam, distribuem ou vendem produtos ou serviços para os consumidores.

 

Relação de Consumo

codigo de defesa do consumidor_6

Para que alguém compre um produto ou contrate um serviço, é necessário que haja alguém oferecendo este produto ou serviço. E vice versa.

A troca de um produto ou serviço por dinheiro, entre o fornecedor e o consumidor, é definida como relação de consumo.

Agora que você já está familiarizado com os principais conceitos do CDC, poderá ter uma apreensão completa do conteúdo deste importante Código.

 

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

O consumidor, enquanto tal, tem alguns direitos garantidos pelo CDC. Todos estão descritos no Art. 6º do Código e são:

 

1. Proteção à vida e à saúde

codigo de defesa do consumidor_7

Antes de comprar um produto ou utilizar um serviço, o consumidor deve ser avisado (pelo fornecedor) dos riscos que aquele produto ou serviço pode oferecer.

 

2. Educação para o Consumo

codigo de defesa do consumidor_8

O consumidor tem direito a receber instruções de como usar corretamente o produto ou serviço que adquiriu.

 

3. Liberdade de escolha de produtos ou serviços

codigo de defesa do consumidor_9

O consumidor tem o direito de escolher o produto e/ou serviços que achar melhor.

 

4. Informação

codigo de defesa do consumidor_10

Todo produto deve trazer informações claras sobre sua quantidade, peso, composição, preço, riscos que apresenta e sobre o modo de utilizá-lo.

Antes de contratar um serviço, o consumidor tem direito a todas as informações de que necessitar.

 

5. Proteção contra publicidade enganosa e abusiva

codigo de defesa do consumidor_11

O consumidor tem direito de exigir tudo o que foi anunciado pelo fornecedor. Caso algo tenha sido anunciado e não foi cumprido, o consumidor tem o direito de solicitar o cumprimento da oferta ou pedir o seu dinheiro de volta, mediante cancelamento do contrato ou devolução da compra.

A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. São consideradas crimes e estão previstas no art. 67º do CDC.

 

6. Proteção Contratual

codigo de defesa do consumidor_12

Quando duas ou mais pessoas assinam um acordo ou um formulário com cláusulas pré-redigidas por uma delas, concluem um contrato, assumindo obrigações.

O Código protege o consumidor quando as cláusulas do contrato não forem cumpridas ou quando forem prejudiciais ao consumidor. Neste caso, as cláusulas podem ser anuladas ou modificadas por um juiz.

O contrato não obriga o consumidor caso este não tome conhecimento do que nele está escrito.

 

7. Indenização

codigo de defesa do consumidor_13

Quando for prejudicado, o consumidor tem o direito de ser indenizado por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o serviço, inclusive por danos morais.

 

8. Acesso à Justiça

codigo de defesa do consumidor_14

O consumidor que tiver os seus direitos violados pode recorrer à Justiça e pedir ao juiz que determine ao fornecedor que eles sejam respeitados.

 

9. Facilitação da defesa dos seus direitos

codigo de defesa do consumidor_15

O Código de Defesa do Consumidor facilitou a defesa dos direitos do consumidor. Em alguns casos, o ônus da prova, ou seja, a obrigação de provar algo pode ser do fornecedor.

 

10. Qualidade dos serviços públicos

codigo de defesa do consumidor_16

Existem normas no Código de Defesa do Consumidor que asseguram a prestação de serviços públicos de qualidade, assim como o bom atendimento do consumidor pelos órgãos públicos ou empresas concessionárias desses serviços.

 

COMO SE APROFUNDAR MAIS NAS MATÉRIAS EXIGIDAS PELAS CERTIFICAÇÕES

Codigo de defesa do consumidor_34

 

Para que você fique 100% preparado para a prova, de forma rápida, barata e eficaz, sugiro que você faça o Curso Online Descomplicado específico para a Certificação que você deseja.

Adianto que os Cursos estão com desconto promocional, por tempo limitado. Não perca a chance de pagar bem menos pela qualidade e garantia já conhecidas dos Cursos Online Descomplicados.

Por exemplo, o Curso Online Descomplicado para CA-300 sai de R$ 400,00 por R$ 250,00. É quase 40% de desconto. E o Curso é exatamente o mesmo!

 

Conheça o

Curso Online Descomplicado para CA-300!

 

O Aprova também oferece cursos para CA-600, CPA-10, FBB-300, FBB-310, FBB-320, FBB-330, entre outros.

 

Conheça todos os

Cursos Online Descomplicados.

 

Com certeza um destes fará você garantir seu lugar de destaque no mercado de trabalho!

Entre para o time de profissionais à prova de crise!

(GRÁTIS) Todo o conteúdo da sua certificação em até 6 páginas!

Receba agora e comece a estudar de forma inteligente

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.