Deixar de ser empregado e se tornar seu próprio chefe é o sonho da vida da maioria das pessoas. E ser um correspondente bancário pode te ajudar muito.

Ao final deste artigo, você saberá:

  1. O que é um Correspondente Bancário
  2. Porque ser um Correspondente Bancário
  3. Serviços oferecidos por um Correspondente Bancário
  4. Documentação necessária para ser um Correspondente Bancário
  5. Conhecimentos necessários para ser um Correspondente Bancário

| Como ser um Correspondente Bancário – O Guia Completo

Se você já sabe tudo que é necessário e deseja começar a estudar para FBB-100 agora, clique aqui

Se você já sabe tudo que é necessário e deseja começar a estudar para CA-300 agora, clique aqui

1 – O QUE É UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO?

O Correspondente Bancário é qualquer pessoa jurídica que atue como intermediária entre os Bancos e os clientes, independentemente de sua atividade principal.

O corespondente bancário é basicamente uma empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central (Bacen) para intermediar serviços entre as instituições financeiras e seus clientes.

Assim, se você possui uma imobiliária, concessionária, loja de roupas, padaria, ou qualquer outro estabelecimento e deseja aumentar a sua renda, você pode se tornar um Correspondente Bancário e passar a oferecer serviços bancários no seu ponto de venda, como por exemplo, a receber contas.

Outra opção é ser exclusivamente um Correspondente Bancário, e ter como seu principal negócio oferecer serviços bancários em seu estabelecimento. Por exemplo: crédito consignado, crédito imobiliário, financiamento de veículos, crédito direto ao consumidor.

Muitos dos mais bem sucedidos correspondentes bancários casam sua principal atividade com a oferta de crédito. Por exemplo:

  • uma imobiliária que além do imóvel também oferece o crédito imobiliário para a compra do imóvel
  • uma loja de veículos que oferece também o crédito para o financiamento do veículos
  • ou mesmo uma loja de roupas que também oferece o CDC, o crédito direto ao consumidor, para facilitar a compra de seus clientes

Mas não se preocupe! O procedimento para ser um Correspondente Bancário é o mesmo em qualquer um dos casos.

As instruções que seguem te ajudarão, você já tendo um negócio ou não!

 

1.2 – por que os bancos precisam de correspondentes?

Ir ao banco pode ser sinônimo de estresse, filas e outros problemas. Os correspondentes ajudam a “desafogar” os bancos, e também levam serviços bancários a lugares onde não há agências para atender a população. Ou seja, todos saem ganhando, inclusive você.

Os serviços bancários são essenciais: pagamento de contas, crédito, investimentos.

Contudo, existem dois grandes problemas:

  • Ir ao banco tornou-se sinônimo de filas, perigo e estresse
  • Não há agências bancárias suficientes para atender todo o Brasil

E é aí que você, Correspondente Bancário, entra. A conta é simples, veja:

SERVIÇOS ESSENCIAIS + PESSOAS QUE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM IR ATÉ O LOCAL DESTES SERVIÇOS = CLIENTES GARANTIDOS PARA VOCÊ

Assim, basta que você seja atencioso e prestativo com seus clientes, que nunca lhe faltará trabalho. Ainda, se você já possuir um negócio, a prestação de serviços bancários poderá aumentar o fluxo do seu negócio e incrementar suas vendas! 

Já imaginou você com uma certificação completa para atuar como um correspondente em apenas 10 dias?

Curso Online Descomplicado para FEBRABAN COMPLETA
1.3 – SERVIÇOS OFERECIDOS POR UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO

A Resolução do Bacen 3954/2011 regulamenta os serviços oferecidos pelo Correspondente Bancário. Para conferir o texto das normas basta clicar aqui.

De acordo com esta Resolução, entre muitos outros serviços que você pode prestar como Correspondente Bancário estão:

  • Recebimento de contas até o vencimento e já vencidas
  • Recebimento de tributos com ou sem código de barras
  • Saques do próprio banco correspondente e do INSS
  • Depósitos
  • Consulta de saldo bancário
  • Proposta para abertura de conta bancária, cartão de crédito
  • Recargas para celular
  • Financiamento Imobiliário
  • Financiamento de Veículos;
  • Contratação de Crédito Consignado
  • Crédito Direto ao Consumidor

Você não precisa prestar todos estes serviços. Você pode escolher com quais você deseja atuar. Bom né?

2 – POR QUE SER UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO?

A primeira vantagem é aumentar a sua renda, ao receber comissões do banco.

A segunda vantagem é que, caso você possua um estabelecimento que também oferece serviços bancários, as pessoas podem acabar comprando outros de seus produtos, também. Por exemplo, o cliente vai pagar uma conta em sua loja, e acaba comprando roupas por já estar em seu estabelecimento.

A terceira vantagem é que você cria clientes fiéis. Por exemplo, quem vai ao banco nunca vai uma vez só. Assim, ao oferecer serviços bancários, você terá pessoas que sempre retornarão ao seu estabelecimento.

2.1. Como lucrar mais como um correspondente

A quarta vantagem é a que mais traz dinheiro aos correspondentes bancários: Oferecer crédito a seus clientes.

Se você for certificado, você pode oferecer diferentes modalidades de crédito para seus clientes.

Ou seja, crédito consignado, crédito direto ao consumidor, crédito para financiamento de veículos ou até mesmo crédito imobiliário.

Por exemplo, se você tem uma imobiliária, você poderá também oferecer crédito imobiliário aos seus clientes, ou seja, fazer um negócio completo.

Imagine o quanto esse atendimento diferenciado pode aumentar seus negócios? Além disso, você ainda ganhará comissão por oferecer esses serviços bancários extras!

No próximo artigo, você irá saber o passo-a-passo em como se tornar um correspondente bancário certificado de sucesso.

Clique aqui e receba o Ebook Completo do Correspondente Bancário, com todos os segredos para você suceder nessa área.

CORRESPONDENTE BANCÁRIO: FORMAS DE SER UM

Pequeno ou grande. Como atividade principal ou acessória. Como primeira empresa ou como expansão da sua empresa atual. Sem ofertar crédito ou ofertando Crédito.

Assista o video abaixo e saiba todas as formas de ser um Correspondente Bancário!

3- OS 3 PASSOS PARA SER UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO DE SUCESSO

Se você deseja apenas oferecer os serviços básicos como pagamento de contas, recarga de celular etc, basta entrar em contato com o banco de preferência e solicite a lista de documentos necessária para se tornar um correspondente.

Após entregar os documentos você já poderá oferecer os serviços básicos. Mas e se você quiser oferecer crédito aos seus clientes?

A Resolução do Bacen 3954/2011 determinou que, para que um profissional possa ser um Correspondente habilitado a atuar nos diversos setores bancários, ele deve possuir uma Certificação de uma Instituição Credenciada

3.1 – o que é preciso para ser um correspondente bancário? Documentação Necessária

Cada banco possui o seu procedimento um pouco diferente para adicionar correspondentes em sua rede. Porém nunca é um processo muito complicado. O primeiro passo é entrar em contato com os bancos.

Segue aqui a página correta para entrar em contato com os principais bancos para ser tornar correspondente:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú

Porém se um banco não tiver interesse, isso não significa que os outros não possam ter. Inclusive todos podem ter interesse em sua prestação de serviço e você pode prestar serviço para todos eles ao mesmo tempo, e receber por todos!

O caminho mais seguro é ir até as agências mais próximas do seu atual ou futuro ponto de atendimento e procurar pelo Gerente ou Supervisor de Canais. Este é o nome do cargo responsável pelo relacionamento com correspondentes bancários.

Portanto é um processo simples, dentre todas as documentações que é necessário entregar, a única que pode causa preocupações em correspondentes são as certificações!

3.2 – OBTENHA SUA CERTIFICAÇÃO FINANCEIRA

As certificações possibilitam que você ofereça crédito a seus clientes, como por exemplo crédito imobiliário, crédito direto ao consumidor, crédito consignado e crédito para financiamento de veículos.

Minha recomendação é que você comece pela certificação FEBRABAN Completa, pois com ela você já pode oferecer as modalidades de crédito (excluindo crédito imobiliário).

Caso você queira também trabalhar com crédito imobiliário, veja o passo 3.

3.3 – CERTIFICAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SER UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO

A Resolução do Bacen e o Correspondente Bancário: Tudo o que você saber para ser regularizado

Esta Resolução define as normas sobre a contratação de correspondentes bancários no país. Isto inclui remuneração, contabilização desta remuneração e, é claro, as exigências para ser um correspondente apto a trabalhar.

A Resolução do Bacen 3954/2011 determinou que, para que um profissional possa ser um Correspondente Bancário habilitado a atuar nos diversos setores bancários, ele deve possuir uma Certificação de uma Instituição Credenciada.

Ou seja, se você é um correspondente que trabalha sozinho, ou se é funcionário de uma empresa que atua como correspondente, você precisa ser um profissional certificado.

Se você não for um profissional certificado, você fica impedido de assinar qualquer proposta a ser enviada para o Banco, já que eles não aceitam mais propostas assinadas por profissionais não certificados.

Neste caso, você teria que solicitar que um colega seu, certificado, assinasse a proposta para você. Nem pensar né?

Para saber um pouco mais sobre esta exigência, confira este artigo: A Resolução do Bacen e o Correspondente Bancário: tudo o que você precisa saber para não perder dinheiro.

No mercado, são oferecidas muitas certificações. Vamos ver detalhadamente quais são e para que servem. Assim, fica mais fácil escolher qual delas fazer.

As Instituições que fornecem as Certificações para correspondente bancário atualmente são: ABECIP, ACREFI, FEBRACON, ROBORTELLA, FEBRABAN e ANEPS.

Eu sempre indico as certificações da FEBRABAN e ABECIP por serem aceitas por todos os bancos, sem questionamentos.

Com todos esses nomes ou apelidos a FEBRABAN Completa trata de Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos. Você faz a inscrição e agendamento da prova pelo próprio site da Febraban: https://www.certificacaofebraban.org.br/

Opcionalmente: você pode escolher se habilitar apenas em crédito consignado obtendo, apenas crédito direto ao consumidor, ou apenas financiamento de veículos.

FEBRABAN Completa, Consignado, CDC ou Veículos: Qual delas fazer?

  • ABECIP CA-300

A CA-300 trata de Crédito Imobiliário. Você faz a inscrição e agendamento da prova pelo próprio site da Abecip:  https://certpessoas.fgv.br/abecip/FreeAccess/CA300.aspx

Opcionalmente: você pode substituir a CA-300 pela CA-600, por ser a CA-600 uma certificação mais avançada e que portanto lhe dará maior destaque. (Veja aqui a diferença da CA-300 e da CA-600: https://aprovabancarios.com/abecip/abecip-ca-300-e-ca-600-diferencas/

As provas de ambas as certificações são realizadas em diversos centros de testes da FGV espalhados por todo o Brasil. O valor da inscrição é o mesmo para todo o país. E neste link você pode verificar o valor, os locais de prova e também os dias e horários disponíveis: https://certpessoas.fgv.br/abecip/FreeAccess/CTs.aspx

3.4 – OBTENHA A ABECIP CA-300 E TORNE-SE UM CORRESPONDENTE COMPLETO

A ABECIP CA-300 é a certificação para quem deseja oferecer crédito imobiliário a seus clientes.

Por exemplo, para atuar como correspondente Caixa Aqui, você precisará dessa certificação, além da certificação FEBRABAN Correspondente Completo

Então, esse é o melhor caminho para você se tornar um correspondente bancário de sucesso e trabalhar com mais lucratividade através da oferta de crédito aos seus clientes.

E o que fazer depois da certificação? Veja o video abaixo:

3.5 – Correspondente caixa: por que a caixa exije que você seja um correspondente completo

Em 2012, a Caixa lançou o Plano Estratégico 2012-2022. Trata-se de um planejamento para que o banco alcance determinadas metas no espaço de 10 anos.

Assim, a Caixa visa aumentar sua importância e seu campo de atuação no setor bancário. Nisto estão incluídas as atividades de Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos.

Desta forma, para que a Caixa consiga atingir seus objetivos de ampliação, ela precisa que seus correspondentes estejam habilitados a realizar o maior número de atividades possível.

Assim, sendo um Verdadeiro Correspondente Completo você irá se destacar não apenas como Correspondente Caixa, mas também como correspondente de qualquer banco que você queira fazer parceria! É você quem vai escolher!

Ao você ser um correspondente completo – certificado na FEBRABAN Completa (ou ANEPS Completa) + ABECIP CA-300 , você se torna um profissional versátil à prova de crise.

Por exemplo, um setor está ruim? Para você, o Verdadeiro Correspondente Completo, isto não será um problema! Você irá atuar em outro, estará habilitado a atuar com Crédito Imobiliário, Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos!

O Verdadeiro Correspondente Completo vale por muitos funcionários.

Você terá a possibilidade de comercializar produtos de Crédito Imobiliário, Crédito Direto ao Consumidor, Crédito Consignado e Financiamento de Veículos.

Isto lhe dará uma moral inigualável.
Pense só nisso : Você valerá por 4!

4 – O CAMINHO mais rápido para ser correspondente bancário

E nós da Aprova Bancários oferecemos tudo que você precisa para passar de primeira nos dois exames e ser tornar um correspondente.

O Curso Online Descomplicado para CA-300 e o Curso Online Descomplicado para FBB Completa preparam você para seu exame em apenas 10 dias com 2h de estudo por dia.

O Curso Online Descomplicado para CA-300  está em promoção, sai por apenas R$ 297,00

E o Curso Online Descomplicado para FEBRABAN está em promoção, sai por apenas R$ 297,00.

 

E para ser realmente um Correspondente Completo e poder satisfazer todas as exigências do BACEN e dos grandes bancos temos os pacotes especiais:
Será um prazer ajudar você nesta grande conquista para sua vida!
Ainda em dúvida em qual certificação obter? Esta página tira qualquer dúvida!

Está com dúvidas? Chame no WhatsApp

Fale comigo agora pelo WhatsApp que vou te orientar de forma personalizada!

340 Comentários

  1. felipe

    boa noite,ja trabalho com vendas de consignado em uma loja de consignados como funcionario ,mais quero começar por conta propria.uma duvida que eu tenho é se o banco alem das certificaçoes e do cnpj pede algum valor em dinheiro como custódia? e se pede quanto custa em media? obrigado e boa noite

    Responder
    • Aprova - Escola de Bancários e Correspondentes

      Olá Felipe, tudo bem com você?

      Agradeço o contato.

      Você precisa da Certificação Febraban Consignado para subir de patamar e multiplicar suas chances de contratos com os Bancos e tendo também o CNPJ você não precisará pagar nada ao Banco.
      Você deve procurar o Banco e negociar o seu contrato e se o Banco estiver necessitando do Correspondente com certeza ele irá contrata-lo.
      Por gentileza, me contate via whatsapp: 11 99146-3310, vamos lhe auxiliar em suas dúvidas da melhor forma enviando um áudio explicativo.
      Estamos juntos nesta conquista!

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Grátis o Guia Completo do Correspondente Bancário

Receba em seu e-mail o Guia Completo com TODOS OS SEGREDOS para você se tornar um correspondente de sucesso.

 

BÔNUS: Resumo otimizado de TODA a matéria para a prova da FEBRABAN, ANEPS ou ABECIP!

You have Successfully Subscribed!

Todas as respostas
Tem Dúvidas? Fale com a gente agora