Aqui você encontra tudo sobre as certificações FEBRABAN.

Última Atualização: 09/08/2020.

Se ainda não encontrou sua dúvida aqui, a envie para contato@aprovabancarios.com ou para o whatsapp 11 99146-3310 em qualquer horário, ou simplesmente coloque nos comentários abaixo.

1. Certificação FEBRABAN: O que é? Para que Serve?

    Pela Resolução nº 3.954, de 24/02/11, o Banco Central do Brasil estabeleceu a exigência da capacitação e certificação dos Correspondentes que atendem ao público de Instituições Financeiras.

    A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) oferece a “chave” para você se tornar um correspondente bancário do banco de sua escolha e ser o intermediário entre as instituições financeiras e seus clientes, oferecendo serviços importantes, como depósitos, consulta de saldo bancário, financiamentos diversos, recargas para celular e muitos outros. Tudo dentro da regularização exigida pelo Banco Central do Brasil.

    Então se você tem uma imobiliária, concessionária, loja de roupas, padaria, ou qualquer outro estabelecimento e deseja aumentar a sua renda, a certificação profissional FEBRABAN é um excelente meio para conseguir esses objetivos.

    Aqui você pode ver o Guia Completo – Como Ser um Correspondente Bancário para ter uma ideia melhor dos serviços que você poderá oferecer aos bancos para ser correspondente e outras informações.

    Para ter a certificação FEBRABAN, você precisa definir quais desses serviços você quer prestar para assim poder escolher a certificação certa entre todas oferecidas pela FEBRABAN.

      1.2. QUAL DAS CERTIFICAÇÕES FBB VOCÊ PRECISA?

      A FEBRABAN oferece 4 diferentes certificações para correspondentes, de acordo com o desempenho das suas atividades, ou seja, de acordo com as modalidades de crédito que você deseja oferecer:

      – FBB-110: certificação para lidar com crédito consignado. A prova tem 30 questões, duração máxima de uma hora e o valor da inscrição é de 89 reais. Veja meu vídeo para entender mais sobre a certificação FBB-110.

      – FBB-120: certificação para lidar com crédito direto ao consumidor. A prova tem 30 questões, duração máxima de uma hora e o valor da inscrição é de 107 reais.

      – FBB-130: certificação para lidar com financiamento de veículos. A prova tem 30 questões, duração máxima de uma hora e o valor da inscrição é de 107 reais.

      – FBB-100: chamada “correspondente completo”, pois é uma única certificação que habilitará você de uma vez para: crédito consignado, direto ao consumidor e financiamento de veículos. O exame tem 50 questões e valor de inscrição de 125 reais.

      Lembre-se que, caso você queira também oferecer crédito imobiliário para seus clientes, você precisará da certificação ABECIP CA-300 ou da ABECIP CA-600.

      1.3. QUAIS FORAM AS MUDANÇAS RECENTES NOS EXAMES FEBRABAN?

      Primeiro foi apenas uma questão de nomenclatura. Até o começo de junho de 2017, a certificação de crédito consignado era conhecida como FBB-310. Agora é FBB-110. Crédito Direto ao consumidor era FBB-320, agora FBB-120. Financiamento de veículos passou de FBB-330 para FBB-130. E a FEBRABAN Completa passou de FBB-300 para FBB-100.

      Porém logo depois foram introduzidas as provas online, e agora a realização do exame é online para felicidade de muitos candidatos. 

      2.O QUE É A cERTIFICAÇÃO FEBRABAN COMPLETA FBB-300 / FBB-100- cORRESPONDENTE COMPLETO

      Se você deseja oferecer serviços financeiros em seu ponto de venda em mais de uma modalidade de crédito, você já precisa, por lei, da certificação FEBRABAN Correspondente Completo FBB-100 (antes chamada de FBB-300). 

      A certificação FEBRABAN Correspondente Completo FBB-100 visa a realização do exame plena do Correspondente Bancário. Habilitando você a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (ou seja, Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos).  

      A validade da Certificação é de 3 anos.

      Minha dica importante: Caso você deseje se tornar um verdadeiro correspondente completo, ou seja, oferecer qualquer serviço para qualquer banco (e estar regularizado com as leis), simplesmente tire a certificação FEBRABAN FBB-100 e a certificação ABECIP CA-300.

      Porém, e se você ainda não oferece ou não pretende realizar todos esses serviços?

      Nesse caso a minha dica é: Pense grande! Ao invés de economizar alguns reais e obter somente uma certificação FBB específica (exemplo somente financiamento de veículos), obtenha logo a certificação FBB 100 + ABECIP CA-300 e já fique apto(a) a oferecer mais de uma modalidade de crédito a seus clientes, incluindo o crédito imobiliário!

      Dessa forma você pode fazer o seu negócio crescer muito mais. E  não precisará se preocupar com outra certificação para oferecer crédito em instituições financeiras pelos próximos anos.

       

      3. Certificação FEBRABAN E ANEPS: Qual a diferença?

      A certificação profissional FEBRABAN (FBB) tem, na verdade, mais semelhanças do que diferenças, de acordo com a especialização dos profissionais, em relação à ANEPS.

      Ambas instituições cumprem a mesma função: regularizar a atuação de todos os profissionais correspondentes bancários no país, atendendo à Resolução 3.954 do Banco Central, de forma que você possa oferecer produtos e serviços em seu ponto de venda, de acordo com o desempenho da sua atividade.

      Essas modalidades são: Crédito Direto ao Consumidor, Crédito Consignado e Crédito para Financiamento de Veículos.

      3.2 certificação ANEPS ou FEBRABAN: Diferenças e Semelhanças

      Vamos aos exemplos, diferenças e semelhanças práticas entre elas:

      3.2.1. Se você é ou deseja ser um correspondente bancário que vai oferecer Crédito Consignado em seu ponto de venda, você pode obter tanto a certificação FBB-110 quanto a ANEPS Consignado. Ambas irão habilitar você a oferecer essa modalidade de crédito.

      3.2.2. Se você busca atuar com Crédito Direto ao Consumidor pela FEBRABAN, pode obter a FBB-120, que habilita você a oferecer essa modalidade. Já a ANEPS possui a certificação Veículo e CDC – neste caso, uma única certificação habilita você a oferecer duas modalidades de crédito.

      3.2.3. No caso de Crédito para Financiamento de Veículos, a FEBRABAN possui uma certificação específica, chamada de FBB-130, enquanto que na ANEPS, como foi dito no tópico anterior, você precisará da Veículos e CDC.

      4.Diferenças da Certificação FEBRABAN e ABECIP CA-300

      A FEBRABAN é a certificação que vai habilitar você em consignado, CDC e veículos, enquanto a ABECIP é a certificação que vai lhe habilitar a oferecer o crédito imobiliário no seu ponto de venda. A CA-300 ou CA-600 da ABECIP é destinada especificamente aos correspondentes que tenham contato direto com clientes pessoas física na comercialização de produtos de crédito imobiliário.

      Correspondente bancário: Tirar a FEBRABAN Completa ou ABECIP CA-300 primeiro?

      Qual das duas obter primeiro? Com certeza a FBB 100 /FEBRABAN completa. A não ser que você realmente já seja uma imobiliária, aí nesse caso o ideal é tirar a ABECIP CA-300 primeiro.

      Agora se você está no começo, é muito difícil você ser uma referência em financiamento de imóveis, a não ser que não tenha concorrentes. Além de que muitos bancos, por exemplo, a Caixa, não aceita você começar a trabalhar só com a certificação em crédito imobiliário que é a CA-300.

      Mas todos os bancos e todos os mercados vão ser viáveis se você oferecer os créditos mais simples, o crédito consignado, CDC e veículos. Nesse caso, sem dúvida, indico tirar FEBRABAN completa primeiro.

      5. Como obter a sua certificação Febraban Completa

      Para obter sua certificação FEBRABAN Completa, você vai precisar estudar as matérias e fazer uma prova online. Mas não se preocupe, eu vou te dar todas informações do exame. E te ajudar a se preparar para passar de primeira e não perder tempo nem dinheiro. Não há pré-requisito para você fazer o exame.

      A Certificação de Correspondentes FBB foi criada para atestar o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que atuam como Correspondentes, visando o melhor desempenho de suas atividades e atendendo a Resolução 3.954 do Banco Central.

      5.1.COMO É A PROVA DA CERTIFICAÇÃO FEBRABAN completa e Como me preparo para o exame?

      Para tirar a sua certificação você precisa, primeiro, fazer a sua inscrição no exame através do site oficial. 

      A prova dura 2h, tem 50 questões, para ser aprovado(a) é preciso acertar pelo menos 35 questões, ou seja 70% e tem duas tentativas de prova.

      A prova é online, realizada no próprio site da instituição.

      Para estudar: veja o conteúdo da prova FEBRABAN Corresponde Completo.

      Valor do Exame: R$125,00 por cada duas tentativas.

      Mais: receba grátis os resumos gratuitos e otimizados da matéria.

      5.2. QUAL É O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO?

      A prova exige conhecimentos acerca do Sistema Financeiro Nacional, sobre Matemática Financeira, Código de Defesa do Consumidor, Código de Autorregulação Bancária, Conhecimentos Específicos para Crédito Consignado e para Financiamento e Crédito de Veículos.

      ATENÇÃO: A taxa de reprovação na prova é alta, pois muitas pessoas não sabem estudar ou tentam estudar sozinhas, e acabam sendo reprovadas. Ao invés de tentar estudar sozinho, eu recomendo você seguir minhas dicas mais abaixo desse artigo.

      (Grátis) Resumo Otimizado da Matéria para o exame da FBB-100 / FBB-300!

      Mapas Mentais são a forma mais inteligente de iniciar seus estudos

      6. CERTIFICAÇÃO FEBRABAN: ESTUDAR POR APOSTILA vale a pena?

      Pensando em Estudar por Apostila para a certificação FEBRABAN? 

      NÃO FAÇA ISSO! A apostila é, na verdade, um método menos eficiente para estudar para as certificações financeiras, uma vez que o método já é maçante, então a letra fria da apostila traz muito mais dificuldade para você se concentrar. 

      Abaixo eu tenho dicas que vão ajudar você a estudar de forma muito mais rápida e segura para a sua certificação!

      6.2. Prova da FEBRABAN Completa: Os 5 Maiores Erros ao Estudar e Como Evitá-los

      1. Estudar em um prazo longo

      Ao espaçar demais os seus estudos, você tem grandes chances de esquecer no dia da prova muitas partes do conteúdo estudado, além de ficar desmotivado(a) e perder muito tempo.

      Eu sei como sua rotina é atribulada e cheia de tarefas, e como é difícil encontrar tempo e energia para estudar.

      Eu sempre indico no Curso Online Descomplicado que você estude em apenas 10 dias, em torno de 2 horas por dia.

      Dessa forma você diminui muito as chances de esquecer as matérias, além de economizar tempo e se sentir mais motivado para estudar.

      Já imaginou você com a certificação FEBRABAN em apenas 10 dias?

      Curso Online Descomplicado para FEBRABAN COMPLETA

      2. Complicar os estudos

      Apesar do conteúdo parecer complexo, o que de fato a FEBRABAN exige para o exame são conteúdos do dia-a-dia de um correspondente bancário.

      Ou seja, muitas pessoas acabam complicando demais ao estudar, usando por exemplo apostilas maçantes e estudando com professores “super qualificados”.

      NÃO use apostilas para estudar. Apostilas são comprovadamente a forma menos eficaz de estudos.

      Assim, minha dica principal é : Descomplique. Traga todo o conhecimento exigido para as situações do dia-a-dia, estudando por métodos que prendem sua atenção, como por exemplo vídeo-aulas interativas.

       

      3. Não fazer revisões da forma correta

      Revisar o conteúdo estudado é essencial em seus estudos. Porém você precisar fazê-lo da forma correta.

      Eu recomendo que você faça uma revisão otimizada da matéria do módulo estudado, antes de começar o próximo.

      A forma mais fácil e rápida de fazer essa revisão das matérias é através dos Mapas Mentais, que são resumos otimizados que geram conexões em sua cabeça e fazem você gravar o conteúdo estudado.

      Você pode receber gratuitamente os nossos Mapas Mentais clicando aqui.

      Baixe Aqui os Mapas Mentais da Matéria para FEBRABAN!

      Quer ter um gostinho de como é estudar conosco?Mapas Mentais são a forma mais inteligente de iniciar seus estudos

      4. Ficar preso em matérias difíceis

      Muitas pessoas gastam toda a sua energia tentando entender os items mais difíceis das matérias .

      A minha dica é: Simplesmente pule os conteúdos que você tem dificuldade, e volte para eles somente no final de seus estudos, quando você já dominou os outros assuntos.

      Para ser aprovado no exame, é preciso acertar 70% ou mais. Porém não há classificação, ou seja, se você acertar 70% ou 100% do exame, a certificação que você vai obter é a mesma.

      Assim, foque primeiro em acertar aquilo que você consegue entender melhor. O seu principal objetivo é ser aprovado na prova da certificação FEBRABAN Completo.

      5. Ter uma atitude passiva ao estudar

      Muitas pessoas assistem uma aula, ou leem uma página da apostila, e só por terem lido ou assistido aquele conteúdo, acham que já entenderam e que vão lembrar daquele conteúdo na hora da prova.

      Essa atitude passiva ao estudar faz muitas pessoas reprovarem no exame das certificações  FEBRABAN!

      Mude sua atitude! Ao assistir uma videoaula ou resolver um exercício, imagine que você vai precisar ensinar esse conteúdo para alguém nas próximas 24 horas. 

      7. FEBRABAN Completa: Como Ser Aprovado em 10 Dias no exame

      O Método Descomplicado de estudos

      As certificações FEBRABAN são essenciais para o crescimento de seu negócio como correspondente bancário de Instituições Financeiras. Para ser aprovado de primeira no exame, você precisa estar preparado(a).

      Dessa forma, vou te mostrar porque o curso preparatório para a certificação profissional FEBRABAN  FBB 100 / FBB 300 Correspondente Completo da Aprova Bancários é chamado de Curso Online Descomplicado.

      São 5 motivos:

      1.Esqueça apostilas maçantes

      Apostilas são o método menos eficaz de estudos, e acabam por atrapalhar o seu aprendizado.

      Aqui nós utilizamos Mapas Mentais, que são resumos otimizados que condensam em poucas páginas toda a matéria do exame.

      Clique aqui para baixar gratuitamente os mapas mentais de estudo para as certificações FEBRABAN.

      -=2. Vídeo-aulas de fácil compreensão

      Fui bancário por muito tempo, e tive com contato direto com muitos correspondentes bancários. Eu conheço a sua rotina.

      Dessa forma esse é um curso feito de bancário e correspondente para bancário e correspondente, com vídeo-aulas interativas de fácil compreensão.

      A melhor forma de aprender é através de situações reais. O curso é estruturado de forma que você imagine o cliente ali na sua frente.

      Você aprenderá o conteúdo da certificação com exemplos do dia-a-dia, que fazem você entender e absorver muito melhor as matérias.

      3. Conteúdo que realmente cai no exame

      Sei como sua rotina como correspondente bancário é cheia de tarefas, e como muitas vezes você tem pouco tempo para estudar.

      Dessa forma, o conteúdo das vídeo-aulas, simulados e exercícios é exatamente o que cai no exame.

      Você vai aprender o necessário para passar no exame, nem mais nem menos, de forma a não perder tempo nem dinheiro.

      4. Você preparado em 10 dias

      Sei que muitos colegas que são correspondentes começam a estudar já com vista a uma oportunidade imediata de crescimento de seu negócio, ou outro motivo urgente.

      Dessa forma, somos o único curso para FEBRABAN Completa do mercado estruturado de forma a preparar você em apenas 10 dias de estudo.

      Inclusive temos alunos que em menos de 10 dias conseguiram se preparar para a realização do exame e passaram de primeira utilizando nosso método!

      Clique aqui e veja as histórias de sucesso de nossos alunos. 

      5. Dupla Garantia Aprovação

      Se você está com medo de não passar e perder dinheiro, não se preocupe. Aqui nós temos a Dupla Garantia Aprovação.

      Se você fizer todas as atividades do curso e não passar, eu reabro o curso para você novamente gratuitamente por mais 60 dias.

      E se você fizer todas as atividades do curso e for bem nos meus simulados, acertando pelo menos 85%, eu até mesmo devolvo o dinheiro da matrícula para você.

      Faço isso porque confio no material que já ajudou mais de 1.500 bancários e correspondentes a se tornarem certificados.

      Quer entender melhor nossa dupla garantia? 

      Nosso curso pode a partir de hoje já começar a ajudar você a obter a sua certificação FEBRABAN Correspondente Completo em poucos dias e satisfazer todas as exigências do BACEN!

      Clique aqui e matricule-se hoje mesmo no Curso Online Descomplicado 

      Matricule-se aqui no curso online descomplicado para febraban e seja aprovado em 10 dias

      Curso Online Descomplicado para FEBRABAN FBB-100 com 40% de desconto!

      8. Ainda está em dúvida SOBRE O CURSO? Faça um teste grátis!

      Você está precisando tirar a certificação FEBRABAN, seja para não ser demitido, seja para conseguir crescer o seu negócio de correspondente bancário e atingir seus sonhos de vida,

      E está pensando, será que a melhor forma é estudar com o Prof. Jefferson e com o método Descomplicado?

      Bom… um Teste Grátis do curso vale mais que 1.000 palavras. Comece agora e tenha a certeza que eu estou aqui para te ajudar.

      Clique, não precisa nem de cartão de crédito: Teste Grátis – Curso Online Descomplicado para FEBRABAN

      TESTE GRÁTIS O MEU CURSO PARA FEBRABAN AGORA

      Teste o Curso Descomplicado gratuitamente por 7 dias – Não precisa de cartão de crédito!

      47 Comentários

      Trackbacks/Pingbacks

      1. Porque a Caixa exige que você seja um correspondente completo?! - […] esta denominação ocorre somente porque esta é a junção das outras 3 certificações da série FBB (FBB-310, FBB-320 e…
      2. Certificação ANEPS - O Guia Completo | Aprova Bancários - Escola de Bancários e Correspondentes - […] certificação profissional FEBRABAN (FBB) tem, na verdade, mais semelhanças do que diferenças, de acordo com a especialização dos […]
      3. Como ser um Correspondente Bancário: Guia Completo | AprovaBancarios - […] não se preocupe! O procedimento para ser um Correspondente Bancário é o mesmo em qualquer um dos […]

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Receba GRÁTIS - Material de Estudos para Sua Certificação em 12 Páginas! Muito Melhor do que Apostila

      Cadastre seu email para receber agora e estude de forma inteligente. Seja aprovado no exame facilmente de primeira! Certificações ANBIMA, ABECIP, FEBRABAN ou ANEPS

      Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.

      Todas as respostas
      Tem Dúvidas? Fale com a gente agora