CORRESPONDENTE BANCÁRIO
PERGUNTAS FREQUENTES
- CORRESPONDENTE BANCÁRIO: QUAL A PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO?
Para escolher a primeira certificação, inicialmente você deve considerar a sua área de atuação. Por exemplo, se você tem uma mercearia, dificilmente conseguirá transformar isso rapidamente num ponto em que as pessoas vão à procura do crédito imobiliário, que é onde os correspondentes costumam ganhar mais dinheiro, a não ser que não tenha agência bancária e nem outros correspondentes na sua cidade.
Desta forma, o ideal é começar pelas certificações para consignado, crédito direto ao consumidor e financiamento de veículo. Como o valor para tirar apenas uma certificação específica é praticamente o mesmo da certificação completa, compensa ir direto para a completa, a qual pode ser a FEBRABAN COMPLETA ou a ANEPS COMPLETA.
Tirando esta certificação você poderá oferecer essas três formas de crédito: consignado, CDC e veículos. A partir do desenvolvimento disso, perceberá que os três são um grande negócio e poderá dar o segundo passo para oferecer o crédito imobiliário, onde então precisará da ABECIP CA-300.
Assim, a dica é iniciar pela FEBRABAN COMPLETA ou ANEPS COMPLETA, para mais na frente tornar-se um correspondente imobiliário com a ABECIP CA-300.
- CORRESPONDENTE BANCÁRIO SENDO MEI?
A lei sobre correspondente bancário não tem tantos requisitos, o requisito é ser certificado. Diversas questões são os bancos que decidem, uma vez que os mesmos não são obrigados a aceitar correspondente bancário. É uma questão estratégica para o banco, ele pode achar que já tem muito correspondente naquela área, naquela cidade ou naquele nicho.
Os bancos têm a liberdade de exigir como eles quiserem quanto à questão estratégica e os documentos necessários, ou seja, por lei você pode ser MEI ou qualquer CNPJ, mas pode chegar no banco e ele dizer que não pode ser MEI. Há banco que exigirá que seja uma microempresa, porém é muito simples mudar de MEI para ME, ou mesmo abrir uma microempresa não é complicado. A tendência é ficar ainda mais fácil.
Não se assuste com essas exigências, na verdade, os bancos podem ter sim uma lista de requisitos, mas o que você realmente necessita focar é na certificação. Pois é nela que muitas pessoas enroscam, às vezes está tudo preparado, já tem o ponto de atendimento e os documentos, contudo, levam seis meses para ter a certificação.
A outra questão, é ter uma proposta agradável para o banco. Se na sua cidade ainda não tem agência ou tem, mas ela e as agências da região estão lotadas, eles estão desesperados, vão aceitar qualquer pessoa que propor ser correspondente.
Agora, se já tem muitos concorrentes em volta, é preciso chegar com uma proposta boa. Se os outros correspondentes tem crédito consignado, oferece para eles crédito imobiliário, por exemplo. É muito mais a sua proposta e as certificações do que exatamente outros documentos, não se preocupe muito com isso
- CORRESPONDENTE BANCÁRIO: CERTIFICAÇÃO E TREINAMENTO?
O curso de correspondente bancário, o qual realmente estamos tratando aqui, é o curso para você tirar a certificação, onde nessa parte o banco não presta assistência, assim, eu vou te ajudar a estudar para você a obter.
Dependendo da certificação que você precisa, pode ser ANEPS, FEBRABAN ou ABECIP, irei lhe auxiliar. Agora, como exatamente mexer nos sistemas, fazer sua lista de clientes, a captação de clientes, isso quem vai dar apoio é o próprio banco, até porque existem muitas variações entre os sistemas de cada um deles, além de que há diversas áreas, alterando os interesses e o público vinculado a elas, então isso na verdade é um segundo passo.
Primeiro é necessário obter a certificação, que é o documento principal que você precisa juntar aos demais exigidos, como: RG, CPF, CNPJ da sua empresa, e assim, dar entrada no banco para ser um prestador de serviço, pois isso que o correspondente é, ele atende os clientes do banco no lugar deste, e nesta etapa de atendimento aos clientes é o banco quem prestará suporte.
- COM QUEM FALAR NO BANCO PARA SER CORRESPONDENTE BANCÁRIO?
Acontece que no Banco trabalham muitas pessoas, é uma empresa muito grande e não são todas pessoas que sabem todos os braços que os grandes bancos têm, então na verdade você pode sim ir na agência bancária e ninguém nem saber o que é um correspondente bancário, não saber como te ajudar.
A questão é que você tem que achar o profissional que realmente sabe o que estamos falando, sobre correspondente bancário, tem um cargo específico no banco, o de Gerente ou Supervisor de Canais. Dependendo do banco ele pode ser gerente ou supervisor.
Canais quer dizer o que? Os canais de atendimento do banco. Então o banco pode atender a pessoa por telefone, na agência, por internet banking e também por correspondente bancário.
Você quer ser correspondente, você vai ser o que? Um canal de atendimento, você está prestando um serviço de atendimento para o banco, então você precisa encontrar o gerente ou supervisor de canais, ele geralmente vai estar presente em uma agência grande ou na regional da sua área.
Não desanime, não perca tempo procurando outros profissionais vá direto no gerente ou supervisor de canais da sua região.