ABECIP CA-600: Cai na Prova: Você sabe classificar as instituições financeiras?

Por Prof. Jefferson Ribeiro

Você sabe classificar as instituições financeiras das certificações?

CAI NA PROVA, E MUITOS SE CONFUNDEM.

Eu tenho recebido muitos e-mails com uma dúvida, sobre um tema muito cobrado nas provas de certificação CA-300 e CA-600:

“Preciso de explicações para a classificação das Instituições Financeiras entre ‘de crédito e distribuidora de valores’ e entre ‘bancárias e não bancárias’.

Parece algo muito complexo, mas é muito simples.

A resposta está entre classificar uma Instituição Financeira segundo o tipo de operação que ela realiza, ou segundo o ativo que ela está autorizada a emitir.

Veja aqui depoimentos de quem já foi aprovado(a) e porquê o Curso Online Descomplicado para CA-600 é diferente.

Se você pensa em estudar por apostilas, não comece seus estudos antes de ler isto

Se você pensa em estudar por aulas presenciais, não comece antes de ler isto

DE CRÉDITO OU DISTRIBUIDORA DE VALORES

A primeira classificação, ‘de crédito ou distribuidora de valores’, é a respeito do tipo de operação que a instituição financeira realiza.

Os bancos comerciais por exemplo: a operação típica destas instituições é captar recursos para disponibilizar em forma de crédito.

Sua principal operação é fornecer crédito, então pode ser classificada como uma instituição ‘de crédito’. Simples assim.

Já, por exemplo, corretoras de valores: são tipicamente distribuidoras de valores mobiliários. Sua principal operação é fazer a intermediação entre outros dois agentes financeiros.

Da mesma forma, podem ser classificadas como instituição ‘distribuidora de valores’.

BANCÁRIAS E NÃO BANCÁRIAS

Esta segunda classificação é a respeito do tipo de ativo que a instituição está autorizada a emitir.

Um ativo emitido por uma instituição representa o que ela pode fazer com o dinheiro que ela captou.

Novamente o exemplo da operação típica do banco comercial: ele capta depósitos à vista, e faz empréstimos a curto prazo.

Agora não vamos classificar essa operação inteira (de crédito) estamos interessados apenas no ativo, ou seja, no produto final desta operação: o empréstimo de curto prazo.

CLIQUE e baixe o Resumo Otimizado com toda a matéria da prova!

As Instituições Financeiras autorizadas a fazer empréstimos de curto prazo podem ser classificadas como ‘bancárias’ (ou monetárias).

Todas as outras instituições, que não podem fazer empréstimos de curto prazo, podem ser classificadas como ‘não-bancárias’ (ou não-monetárias).

QUAL A DIFICULDADE?

Na maioria dos casos, os colegas que estudam para certificações bancárias, sabem que um banco comercial não é uma distribuidora de valores, mas sim uma instituição de crédito.

Sabem também, que uma corretora de valores não é uma instituição bancária, ao contrário de um banco comercial que obviamente é uma instituição bancária.

Mas como em toda pegadinha, a solução dessas classificações geralmente não está nas alternativas, mas sim no enunciado:

Segundo o tipo de operações que estão autorizadas a realizar, os bancos comerciais podem ser classificados como instituições:

A. Bancárias B. Não-monetárias C. De crédito D. Distribuidora de Valores

Na hora do exame o mouse vai quase que instintivamente para a alternativa A, afinal o banco comercial pode sim ser classificado como uma instituição bancária.

Porém, a questão se refere ao tipo de operação. A operação típica de um banco comercial não é operações ‘bancárias’, mas sim operações ‘de crédito’.

Com efeito, a alternativa A está errada, restando correta apenas a alternativa C.

Você também deve saber:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Começar Conversa
1
Tem dúvidas? Fale com a gente agora :-)
👋 Me chame agora para tirar dúvidas, você terá o atendimento mais personalizado e amigável de todos :)
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram