CORRESPONDENTE BANCÁRIO ESSENCIAL

Agente de Crédito – O que faz esse profissional e como se tornar um

Neste artigo você vai entender a função de um agente de crédito e como prestar serviço no mercado financeiro

Última atualização:03/06/2022

O que é um agente de crédito ? O agente de crédito é o profissional que atua no processo de financiamentos.

Isto é, ele auxilia na concessão de crédito para empresas e pessoas. Além disso, o profissional de crédito também pode trabalhar no setor de cobranças de instituições financeiras.

Agente de crédito o que faz

Os agentes de crédito são profissionais que atuam no mercado financeiro como intermediários no processo de concessão de crédito para pessoas físicas ou jurídicas.

A função do agente de crédito é atender as necessidades de pessoas que precisam de crédito, ou seja os tomadores de crédito, e oferecer os produtos mais adequados para cada perfil de cliente.

O agente de crédito atua em parceria com as instituições financeiras, oferecendo os produtos financeiros de crédito destas instituições.

Os profissionais que fazem o intermédio no mercado de crédito podem ter funções como:

-Negociação entre credores e devedores;

-Análise de Crédito;

-Negociar crédito e hipotecas;

-Faz visitas técnicas em clientes;

-Elaborar relatórios dos clientes para as instituições financeiras

como ser um agente de crédito?

De acordo com a Resolução 3.954 do Banco Central, para atuar como agente de crédito ou correspondente bancário, o profissional precisa estar capacitado e devidamente ter a certificação adequada..

Para atender essa Resolução, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou a certificação de correspondentes, que atesta o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que desejam atuar no ramo.

Outra certificação conhecida é a ANEPS, que cumpre o mesmo papel da certificação FEBRABAN.

No caso do agente trabalhar com crédito imobiliário, a certificação correta é a ABECIP CA-300 ou CA-600.

agente de crédito autônomo

Os agentes de crédito geralmente são profissionais autônomos, ou seja, não trabalham exclusivamente com somente uma instituição, mas sim fazendo parceria com diversas instituições, sendo capaz de ter os melhores produtos para cada necessidade do cliente

Isso que permite que eles tenham um portfólio de produtos maior e, dessa forma, consigam atender diferentes demandas de clientes que buscam crédito. 

Agente de microcrédito

O agente de microcrédito atua na concessão de empréstimos no formato de Microcrédito a microempresários, negócios menos estruturados ou informais.

Estes agentes podem atender ao cliente em sua própria casa ou empresa / estabelecimento comercial, ou nas agências bancárias.

Qual as diferenças entre Agente de crédito, promotora de crédito e correspondente bancário?

Os agentes de crédito são os profissionais que prestam serviço para uma promotora por meio de um contrato e auxiliam na concessão de crédito aos clientes.

As promotoras de crédito são empresas responsáveis pelas entregas de produção dos agentes de crédito e correspondentes bancários para a instituição financeira que concede o crédito.

Já os correspondentes bancários são pessoas jurídicas, menores que a promotora de crédito, que oferecem serviços em nome de uma instituição financeira sem intermediários.

Quanto ganha um agente de crédito

O salário de um agente de crédito pode variar de R$1200,00 a mais de R$15.000,00, somando comissões extras se for trabalhar para terceiros.

Mas se você já for montar sua própria empresa, pode variar conforme a quantidade de clientes e o ganho é feito por comissões. Ou seja, não há teto para seus ganhos.

Dicas para se tornar um agente de crédito de sucesso

1. Primeiro de tudo, obtenha uma certificação financeira adequada para o tipo de crédito que vai trabalhar.

As certificações recomendadas são:

-FEBRABAN FBB-100 ou ANEPS Completa para trabalhar com crédito consignado, CDC e financiamento de veículos;

– ABECIP CA-300 ou CA-600 para trabalhar com crédito imobiliário

2. Divulgue na sua rede de contatos: fique atento para as oportunidades para divulgar as soluções de crédito para quem já conhece, e receber indicações destas pessoas.

3. A depender da época do ano, a busca por diferentes tipos de crédito pode aumentar. Por exemplo, no começo do ano as pessoas precisam de recursos para cobrir gastos extra.

4. Converse com o gerente do seu banco: ele pode ser um excelente parceiro e gerador de negócios, repassando indicações de possíveis clientes para produtos de créditos.

Curso para agente de crédito

Você quer obter rapidamente as certificações obrigatórias exigidas e se tornar um correspondente bancário / agnte de crédito bem-sucedido(a)?

O Curso Preparatório Descomplicado para Correspondentes Bancários vai ajudar você a ser aprovado em 10 dias no exame das certificações FEBRABAN, ANEPS, CA-600 ou CA-300, mesmo que você tenha pouco tempo ou esteja começando totalmente do zero.

Nós somos a principal escola de correspondentes do Brasil, com mais de 19 mil alunos.

Saiba mais sobre o curso abaixo e aproveite o desconto e a garantia:

CURSO ONLINE PARA CORRESPONDENTE BANCÁRIO

Seja aprovado em até 10 dias nas certificações exigidas. Curso com 40% de desconto hoje + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba GRÁTIS - Material de Estudos para Sua Certificação em 12 Páginas! Muito Melhor do que Apostila

Cadastre seu email para receber agora e estude de forma inteligente. Seja aprovado no exame facilmente de primeira! Certificações ANBIMA, ABECIP, FEBRABAN ou ANEPS

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.

Começar Conversa
Tem dúvidas? Fale comigo agora
Aqui tratamos você como amigo(a). Me chame agora para tirar dúvidas e ter o atendimento mais personalizado e especializado de todos :)