Nesse artigo completo você vai saber o que é a certificação PLDFT para correspondentes bancários, para que serve, como obter a sua e outras informações para seu sucesso profissional nesse mercado.
A certificação PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo) para correspondentes bancários foi foi desenvolvida de acordo com exigências descritas na Circular nº 3978/20 pelo Banco Central do Brasil (Bacen)
O Artigo 3º, inciso I, letra G, da Circular 3978 estabelece a necessidade de “capacitação dos funcionários sobre o tema da prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, incluindo os funcionários dos correspondentes no país que prestem atendimento em nome das instituições mencionadas no art. 1º”.
As medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo têm sido priorizadas pelo governo. A nova legislação atribui novas regras e responsabilidades para pessoas físicas e jurídicas de diversos segmentos que de alguma forma são alvos de crimes de lavagem de dinheiro— incluindo o segmento de correspondência bancária, o segmento imobiliário e financeiro no geral.
O não cumprimento dessas regras pode ocasionar em uma série de penalidades. Dessa forma, é essencial que todos as empresas e profissionais desses segmentos cumpram a legislação, para evitar possíveis penalizações, além de evitar possíveis problemas com crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Para que serve a certificação PLDFT?
A certificação PLDFT atesta que o profissional correspondente bancário tem o conhecimento necessário e aptidão para lidar com questões sensíveis de prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.
O dinheiro “lavado” esconde práticas criminosas e também serve para financiar o terrorismo. As práticas associadas à lavagem de dinheiro movimentam bilhões de dólares anualmente.
Por essa razão, o Banco Central visa detectar de forma precoce esses crimes, através do preparo dos profissionais que lidam com movimentações financeiras regularmente, como é o caso dos correspondentes bancários.
Assim, um correspondente que tem o conhecimento em PLDFT está preparado para detectar e lidar com esse crime antes que ele aconteça.
Atenção! PLDFT é obrigatória para Correspondentes Bancários
De acordo com as fontes oficiais, a obrigatoriedade da realização do curso e da certificação de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo (PLDFT), foi exigida à partir de 31/07/2021.
Ou seja, correspondentes só poderão começar ou manter uma parceria com os bancos mediante a realização do curso/certificação. As instituições financeiras alertam que o usuário que não realizar o curso até a data será automaticamente inativado até a regularização.
Recomendamos que, caso você seja ou queira se tornar correspondente bancário, obtenha seu certificado PLDFT o quanto antes. Dessa forma evita um potencial grande transtorno, por algo que é simples de resolver.
Historicamente e ao longo do tempo, houveram diversas medidas obrigatórias impostas pelo BACEN e pelos bancos para correspondentes, e, muitas vezes, a cobrança dessas medidas aconteceu de uma vez, pegando todos de surpresa e gerando uma grande “correria” por parte dos profissionais para se adequar às exigências e até perdas de parcerias com os bancos!
Então, não corra o risco de ser inativado(a) ou de não ser aceito pelos bancos, obtenha sua certificação PLDFT e esteja dentro das exigências!
Para obter o certificado PLDFT, você deverá fazer uma prova.
As instituições que oferecem essa certificação são a FEBRABAN ou ANEPS.
Certificação PLDFT FEBRABAN
A prova é online e geralmente possui somente 10 questões que deverão ser realizadas dentro de 1 hora. Cada prova possui 2 tentativas e a nota mínima para aprovação é de 70%
Entre os conhecimentos esperados de um correspondente certificado em PLDFT, destacam- se:
– O que é uma Lavagem de Dinheiro (em uma linguagem simples e sem uso de termos técnicos) e como ela pode acontecer; – Quais as formas utilizadas para lavagem de dinheiro; – Qual o papel das Instituições Financeiras e dos Correspondentes Bancários na PLDFT; – O que pode acontecer com quem for envolvido?; – Conceitos de identificação de Clientes; – Comunicação de situações suspeitas; – Conceito de PEP – Pessoa exposta politicamente.
Curso PLDFT para correspondente bancário
Para ser aprovado(a) rapidamente e sem dor de cabeça, você precisa estudar da forma certa, utilizando um Método comprovado de estudos + o acompanhamento de uma escola experiente.
Não cometa o erro de estudar sozinho(a) para os exames ou usar apostilas ou materiais maçantes!
Para você ser aprovado(a) de primeira na certificação PLDFT Correspondente Bancário, oferecemos o Curso para certificação PLDFT do prof. Jefferson Ribeiro.
A Aprova é uma das principais escolas de correspondentes do Brasil com mais de 33.031 alunos.
Comece a estudar o quanto antes, e em menos de 10 horas você já estará pronto(a) para o exame, mesmo que você tenha pouco tempo ou esteja começando totalmente do zero. Conheça o curso clicando abaixo:
CURSO DESCOMPLICADO PARA CERTIFICAÇÃO FEBRABAN E ANEPS PLDFT
Seja aprovado em 10 dias nas certificações exigidas Curso com 40% de desconto hoje + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta