Perguntas Frequentes

Envie a sua para contato@aprovabancarios.com ou whatsapp 11 99146-3310 ou em comentário abaixo!


A Chave do Sucesso no Mercado Bancário


Antes de você ser o que deseja ser, você precisa já ser aquilo. O que quero dizer, quem viu o vídeo da minha história sabe que entrei no banco como escriturário, que é o cargo mais baixo do banco, e em três meses eu já tinha a certificação especialista investimento a ANBIMA CEA e tinha a ABECIP CA-600 que é a cerificação avançada em crédito imobiliário.

Todos os dias eu ia trabalhar de terno, quando até mesmo os gerentes não o faziam, eu buscava resolver todos os problemas, por mais que me empurrassem trabalho, tentava solucionar os impasses maiores que já pulavam minha função. É claro, não ia dar a última palavra para não ser responsável, mas eu tentava dar sugestões.

Quando apareceu a oportunidade de crescer profissionalmente, lembro-me que a primeira chance foram duas vagas, todos perguntaram quem ficaria com a segunda, pois sabiam que o Jefferson pegaria a primeira, mesmo assim eu me preparei muito, pois não tem jogo ganho.

Então, essa é a questão, mesmo que nominalmente você não seja gerente, já seja gerente, busque resolver as coisas que os gerentes resolvem, lógico que não dará a última palavra, mas procure encontrar soluções, aprender, obter as certificações que eles têm, tente se portar e se vestir como eles, e assim, terá grandes chances disso se realizar.

Se você quer ser um grande correspondente bancário, não disponha-se em oferecer só consignado, pense grande, pense, eu serei uma rede de correspondentes, por isso vou tirar já a Certificação Completa e ABECIP CA-600 para passar na frente da concorrência.

Essa é a minha mensagem final aqui: já seja o que você quer ser, antes de você o ser. Seja isso, independente do título que você tem ou independente de como os outros te chamam, apenas seja.


Por que Certificações abrem as portas dos bancos?


Porque ter certificação aumenta sua chance de ir para a entrevista no banco?
Primeiramente o que é uma certificação, o que significa esse nome? Significa que você está certificado naquele conhecimento, se aquele conhecimento interessa à empresa, isso por si só já chamaria a atenção. Se eu quero pessoas que entendem de investimento, e essa pessoa é certificada em investimento, isso me interessa, vamos chamar essa pessoa pelo menos para conversar.

Outra questão é que essas certificações tornaram-se obrigatórias para muitos cargos. Por exemplo, dependendo do banco tem uma pequena variação, mas geralmente a ANBIMA CPA-10 é obrigatória para quem é assistente de gerente. Se você entrar no banco como escriturário e quiser vir a ser assistente de gerente, que é o primeiro cargo, você não consegue se não tiver a certificação. A CPA- 20 é para gerente, seja baixa renda, PF (pessoa física); e a ANBIMA CEA é para gerente de alta renda, ou gerente PJ (pessoa jurídica).

Portanto quando uma empresa te contrata, ela quer contratar alguém que quer subir na carreira, alguém que queira se destacar. Se você já tiver isso no currículo, além de mostrar que já tem esse conhecimento, mostra que não está entrando para brincar. O mercado bancário é um dos que mais tem rotatividade, por ser realmente estressante ou não bater as metas muita gente é demitida. Então, uma forma de combater isso é contratar alguém que já tem certificação, porque se uma pessoa por conta própria já estudou, tomou conhecimento da certificação, fez a prova, passou, está vindo aqui, provavelmente não vai sair nos primeiros três meses. Por isso que, ter certificação, realmente abre a porta do banco pra você.


Qual o Peso das Certificações no seu Currículo?


Ela é formada em contabilidade, pós-graduação em controladoria, foi para duas entrevistas e não passou porque não tinha ANBIMA CPA- 20. Perceberam o peso da certificação?

Quanto tempo dura uma graduação de contabilidade, o quanto você tem que investir , quanto tempo para ter uma pós em controladoria? A certificação a gente pode resolver em 10, 20 dias, esse mês! É uma linha no seu currículo que atesta o seu conhecimento e que faz a diferença, não só na entrevista como quando você entra no banco também. Então vamos obter a certificação e abraçar as oportunidades, isso vale não só para ANBIMA CPA-20, mas vale também para ANBIMA, CPA-10, para ANBIMA CEA.

Os correspondentes que resolvem tirar apenas a certificação de uma área específica, como só consignado, também estão ficando para trás. Vamos ampliar os negócios, vamos tirar a certificação para poder oferecer todas as modalidades de crédito no seu ponto de venda. Bancário, não espere a oportunidade pensando: eu sou assistente de gerente então a CPA-10 está bom, não! Já tire a CPA- 20, você não sabe se amanhã vai ter uma chance de ser gerente, então a questão é estar sempre adiantado!

Eu falo no vídeo da minha história que é o seguinte: “Antes de ser o que você quer ser, você já pode ser”. O que eu quero dizer com isso: Quando eu entrei no banco eu era apenas um escriturário, só que eu andava de terno e já tinha ANBIMA CEA, por isso que eu subi. Antes de eu ser gerente eu já me portava como gerente, eu já tinha as certificações que o gerente precisava ter, esse é o caminho do sucesso. Você ser na sua cabeça, nas suas atitudes, aquilo que você quer ser, por mais que você não seja ainda, e eu estou aqui para ajudar você nessa grande conquista.


Carreira Bancária: Como começar?


Isso depende bastante do cargo que você está almejando e também depende da certificação que você obteve.

As certificações mais importantes são: certificações ANBIMA. A ABECIP também é importante no banco, mas ela é específica para crédito imobiliário, então ela tem muito impacto principalmente nos bancos públicos, que você entraria por concurso. Ela é um grande diferencial sim – no Santander, no Itaú, com certeza – mas você vai precisar encontrar realmente uma agência que está precisando dessa função.

Enquanto sobre certificações ANBIMA, todas as agências estão sempre precisando de profissionais certificados ANBIMA, então a CPA-10 é aquela que realmente é a primeira porta que você abre no banco, já foi uma certificação de destaque, hoje em dia não é mais, hoje é uma certificação praticamente obrigatória, então você tendo ela no seu currículo você ganha chance de já ir para entrevista, de considerarem o que você está falando, enquanto com a ANBIMA CPA-20, essa sim tem um grande destaque, você no processo seletivo já vai entrar disparado na frente, e muito provavelmente vão te dar realmente uma chance, enquanto com a ANBIMA CEA, que ainda é rara no banco – mesmo gerentes com altos cargos ainda não têm ou sofrem para ter ANBIMA CEA – então se você tirar ANBIMA CEA, na verdade acredito que o banco vai pedir realmente pra você trabalhar lá.

Mas, não vá com muita sede ao pote, é bom fazer escadinha, é mais seguro, porque o valor da prova é caro e uma conquista incentiva a outra conquista. Se a gente mira muito lá na frente, as vezes pode desanimar, desistir, falar: “isso não é pra mim”, então eu acho que a recolocação ou para entrar no banco, o melhor é tirar a CPA-10, você vai se empolgar e tentar alguma coisa. Se não conseguiu, continua estudando para CPA- 20 que com certeza mal não vai fazer. Obteve a CPA- 20, então tenta de novo e tenho certeza que você vai conseguir algo, e então aproveita que você entrou no banco, aproveita aquele gás dos primeiros dias no emprego, primeiro mês, os primeiros salários, e já parte para a ANBIMA CEA e você vai ter realmente uma carreira muito promissora nessa sua recolocação no banco.


Quanto ganha um profissional do Mercado Financeiro?


Isso é bem difícil de responder. Não vou me arriscar aqui com números, o que eu posso dar mais ou menos é uma referência, até porque o mercado financeiro é uma coisa gigantesca, para senhor poder ter uma bússola e de como decidir.

Então por exemplo, nos bancos públicos além da estabilidade, mas tem que entrar via concurso, tem um pouco mais de isonomia salarial. Claro que assim como todo o Brasil as diferenças são gigantescas. Mas você entra ganhando mais e os salários mais altos ganham muito mais, mas não tão mais do que geralmente a iniciativa privada. Nos bancos privados realmente você começa ganhando menos, mas para os altos cargos o céu é o limite! Principalmente, não por causa do salário nominal, mas por causa das participações nos lucros, então isso é um grande destaque também para os bancos de investimento. Se o você deseja ir para um banco de investimento, o salário do status que tem um banco de investimento às vezes é na média. Mas porque todo mundo quer trabalhar em banco de investimento se o salário está dentro da média? É por causa dos lucros do banco de investimento, quando lucra e distribui os lucros são às vezes quantias gigantescas que podem vir!

Já enquanto correspondente bancário, nesse caso o senhor entra no mercado financeiro. Um correspondente bancário pode ganhar pequenas taxas por receber boletos bancários; como ele pode ser o maior financiador de imóveis da sua região e ganhar porcentagem desse financiamento, de todos os contratos de financiamento de imóveis. O que daria realmente muito dinheiro.

Espero ter parcialmente respondido sua dúvida, eu acho que não só você, mas qualquer outra pessoa pode mandar sua história. Uma coisa que ninguém tem dúvida: não importa a área financeira que você for, os profissionais certificados são os que sempre ganham muito mais, e são os últimos a serem demitidos.

5/5 (1 Review)

(GRÁTIS) Todo o conteúdo da sua certificação em até 12 páginas!

Receba agora e começe a estudar de forma inteligente

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.