O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é tema central do Módulo 2 das duas certificações em crédito imobiliário, tanto da CA-300 quanto da CA-600.
Além disso, o SFH perpassa todos os módulos subsequentes, sendo assim um assunto essencial para você obter sua certificação.

Continue lendo para saber mais sobre:
– Qual a finalidade do SFH
– Como o SFH atingiu sua finalidade
– Dois recados importantes

O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) foi criado com o objetivo de reduzir o déficit habitacional brasileiro.
Para tanto era preciso encontrar formas de propiciar o crédito de longo prazo para urbanização, saneamento, e em especial para o financiamento da casa própria.

Na década de 60, quando foi criado o SFH, era um privilégio ter acesso ao crédito de longo prazo, pois era muito difícil a captação de longo prazo pelas Instituições Financeiras. Isto se devia principalmente à inexistência da correção monetária.
Sem conseguir captar em longo prazo, como poderiam elas emprestar em longo prazo?

Com a criação do SFH foi estabelecida a atualização monetária, viabilizando assim a captação de longo prazo pelas instituições financeiras.
Porém, o déficit habitacional brasileiro está concentrado nas camadas menos favorecidas da população. Desta forma, não bastava apenas propiciar crédito de longo prazo, era necessário crédito de longo prazo com juros baixo.

diferenças abecip ca-300 e ca-600

Com efeito, também foram estabelecidas as fontes de recursos do SFH – ou de onde deveriam vir os recursos para propiciar o tão necessário crédito de longo prazo.

Já fizemos um post específico sobre as fontes de recursos do SFH (clique aqui para acessá-lo), portanto vamos apenas retomar que tanto o FGTS quando a Poupança são aplicações de baixa remuneração, desta forma, constituem formas de captação muito baratas, e que consequentemente devem originar financiamentos de juros baixos.

Esta foi a forma encontrada pelo governo para propiciar crédito de longo prazo e de juros reduzidos.

Porém, com este crédito de longo prazo barato na praça, como garantir que ele seja utilizado para reduzir o déficit habitacional brasileiro, e não para outra finalidade?
Para isso foram criadas diversas regras que restringem o acesso a esse financiamento com condições especiais, que serão tema de outro post.

Qualquer dúvida entre em contato.

Antes de terminar este post dois recados superimportantes!

1. Parabéns a todos os colegas que prestaram a última edição do CA-600 da ABECIP e já receberam sua certificação na última sexta-feira! Em especial para todos aqueles que fizeram o nosso Curso Descomplicado para CA-600!
2. Terça que vem já reabrem as inscrições para prestar o exame CA-600 da ABECIP, fique ligado em nosso site e em nossa Fanpage no Facebook para receber todos os alertas de calendário desta nova edição!

Um abraço a todos nossos leitores,
E um ótimo feriado!

(GRÁTIS) Todo o conteúdo da sua certificação em até 12 páginas!

Receba agora e começe a estudar de forma inteligente

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.