Promotor de crédito, agente de crédito e correspondente bancário: Saiba as diferenças

Por Prof. Jefferson Ribeiro

Última atualização: 18/05/2023

Aprenda neste artigo a diferença entre promotor de crédito, agente de crédito e correspondente bancário, e qual escolher como sua área de atuação profissional.

Neste artigo, quero te mostrar especificamente o que faz um promotor de crédito.

Dentre todas as carreiras possíveis no mercado financeiro, atuar com crédito é um caminho que pode gerar bons retornos.

Se você já percebeu as grandes oportunidades do mercado de crédito, Essa pode ser uma área muito atrativa e gerar ótimos ganhos, mas para fazer a escolha certa é preciso saber o papel de cada um deles no mercado de concessão de crédito.

O QUE É PROMOTOR DE CRÉDITO

A promotora de crédito é cadastrada diretamente na instituição financeira / bancos e é responsável pelo repasse de comissões, entrega de material de apoio aos profissionais que atuam em parceria, e dar e suporte operacional aos promotores.

As promotoras de crédito são empresas responsáveis por entregar o trabalho dos agentes de crédito e dos correspondentes bancários para a instituição financeira que concede o crédito.

É importante lembrar que tanto a promotora de crédito, o agente de crédito e o correspondente bancário não emprestam o próprio dinheiro ou o dinheiro de suas empresas, mas sim, atuam como intermediários entre os produtos das instituições financeiras e o cliente final. 

AGENTE DE CRÉDITO

Agentes de crédito são os profissionais que prestam serviço para uma promotora de crédito por meio de um contrato.

Estes profissionais podem atuar nos processos de financiamentos e refinanciamentos. Isto é, são intermediários nas transações de crédito entre as instituições financeiras e o cliente final.

Agentes de crédito, normalmente, não trabalham de forma exclusiva, ou seja, podem ser autônomos e trabalhar para mais de uma instituição.

Esses profissionais são assistidos pelas promotoras e recebem materiais de apoio, treinamentos e comissões para cada negócio fechado.

Tem dúvidas? Clique e fale comigo no WHATSAPP

PROMOTOR DE CRÉDITO CONSIGNADO

promotor de crédito consignado é o profissional / empresa que atua com produtos de crédito consignado das instituições financeiras.

O crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

CORRESPONDENTE BANCÁRIO

Também conhecido como Corban, o Correspondente Bancário é uma pessoa jurídica, menor que a promotora de crédito, que oferece serviços em parceria com as instituições financeiras sem intermediários.

Para atuar como correspondente bancário, além do CNPJ, é preciso apresentar a certificação de uma instituição reconhecida pelo BACEN, como por exemplo FEBRABAN, ANEPS, ABECIP, para desta forma conseguir as ‘senhas’ dos bancos e librar o acesso à comercialização de seus produtos.

Cada modalidade de crédito possui sua certificação específica.

O que recomendamos é que você obtenha as certificações chamadas ‘completas’, pois assim já poderá atuar com mais de uma forma de crédito.

Clique para Baixar o E-Book: Como Ser um Correspondente Bancário - O Guia Completo

COMO TER UMA PROMOTORA DE CRÉDITO CONSIGNADO?

promotor de crédito consignado é o profissional / empresa que atua com produtos de crédito consignado das instituições financeiras.

O crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

Para abrir uma promotora de empréstimo consignado própria, você precisa ser certificado como correspondente bancário pelo Banco Central (Bacen), realizando um exame técnico em uma instituição reconhecida pelo Bacen.

QUANTO GANHA UM PROMOTOR DE CRÉDITO

O salário de um promotor de crédito pode variar de R$1.200,00 a mais de R$15.000,00, somando comissões extras se for trabalhar para terceiros.

Mas se você já for montar sua própria empresa promotora de crédito ou correspondente bancário, pode variar conforme a quantidade de clientes e o ganho é feito por comissões. Ou seja, não há teto para seus ganhos.

COMO SER PROMOTOR DE CRÉDITO?

O primeiro passo para se tornar um promotor de crédito é obter uma certificação financeira é indispensável.

As certificações mais indicadas para ser promotor de crédito são:

  • Febraban (FBB100, FBB110, FBB120 ou FBB130, a depender do tipo de crédito que quer oferecer);
  • Aneps;
  • CA-300 Abecip;
  • CA-600 Abecip.

Estas, aliás, são as mesmas certificações recomendadas para quem deseja atuar como correspondente bancário.

Por determinação do Banco Central, toda instituição financeira que deseja terceirizar agentes nos processos de concessão de crédito precisa exigir, destes, uma certificação que os capacite para tal — é o caso da Febraban, da Aneps e da Abecip (para trabalhar com crédito imobiliário)

Obtenha as certificações exigidas para ser promotor de crédito em 10 dias - Clique Aqui

COMO ABRIR UMA PROMOTORA DE CRÉDITO?

Os requisitos para abrir uma promotora de crédito são os mesmos que para se tornar um promotor: primeiramente obter a certificação de correspondente bancário por uma das instituições reconhecidas pelo Banco Central, como Febraban ou Aneps.

Além disso, é importante lembrar que você estará abrindo um negócio, sendo remomendado ter uma boa equipe de vendas e um modelo de negócios bem estruturado para fazer o empreendimento dar certo.

As diferenças entre cada certificação podem ser vistas abaixo:

  • Aneps PLDFT: e tornou obrigatória aos promotores, na prevenção de lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo;
  • Aneps Crédito Imobiliário, Abecip CA300 e ABECIP CA600: voltadas para atuação com crédito imobiliário;
  • FBB-100: voltada para a atuação com crédito consignado, crédito direto ao consumidor e financiamento de veículos;
    • FBB-110: habilitação específica para crédito consignado;
    • FBB-120: Voltada para oferecer crédito direto ao consumidor;
    • FBB-130: Voltada para o financiamento de veículos e crédito direto ao consumidor.

UM QUER SE TORNAR PROMOTOR DE CRÉDITO DE SUCESSO?

Agora que você entendeu tudo sobre o promotor de crédito e como é a estrutura que envolve promotoras, correspondentes, agentes e instituições, é hora de começar neste mercado e ter muito sucesso

Tenha suceso neste mercado e obtenha rapidamente as certificações obrigatórias exigidas e se tornar um correspondente bancário / promotor de crédito bem-sucedido:

Nós somos a principal escola de correspondentes do Brasil, com mais de 31 mil alunos.

Curso Preparatório Descomplicado para Correspondentes Bancários vai ajudar você a ser aprovado em 10 dias no exame das certificações FEBRABAN, ANEPS, CA-600 ou CA-300, mesmo que você tenha pouco tempo ou esteja começando totalmente do zero.

Saiba mais sobre o curso abaixo e aproveite o desconto e a garantia:

QUERO CONHECER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Promotor de crédito, agente de crédito e correspondente bancário: Saiba as diferenças”

    1. Muito bom! É uma excelente oportunidade. Chame a gente no WhatsApp que passamos o passo a passo para você: 11 94586 4425

  1. Aposentados buscam agentes para obter, por exemplo, empréstimo consignado.

    Com notebook e celular, na minha casa, posso atuar na na intermediação entre esses interessados e o INSS? Como?

Baixe Grátis o Guia Secreto do Correspondente Bancário em 2024

Receba em seu e-mail o Guia Completo com TODOS OS SEGREDOS para você se tornar um correspondente de sucesso + resumos otimizados com a matéria da prova das certificações Febraban, Abecip, Aneps

You have Successfully Subscribed!

Começar Conversa
1
Tem dúvidas? Fale com a gente agora :-)
👋 Me chame agora para tirar dúvidas, você terá o atendimento mais personalizado e amigável de todos :)
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram