ABECIP CA-300 ESSENCIAL

ABECIP CA-300: O que é? para que serve? como obter a sua?

A ABECIP CA-300 é a certificação obrigatória por lei para quem é ou deseja ser correspondente imobiliário no país.

1. O que é ABECIP CA-300?

A ABECIP CA-300 é a certificação de crédito imobiliário básica, oferecida pela ABECIP, a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

Portanto a Certificação ABECIP Série CA-300 tem como objetivo atender à Resolução 3.954 do Banco Central e promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam como correspondentes bancários no Brasil que são voltados para a comercialização de produtos de crédito imobiliário.

Ou seja, a CA-300 é obrigatória para todos os correspondentes bancários que querem oferecer crédito imobiliário em seu ponto de venda. 

Já imaginou você com esta certificação em seu currículo em apenas 10 dias?

Curso Online Descomplicado para ABECIP CA-300

2. Para Que Serve a ABECIP CA-300?

Se você deseja crescer o seu negócio oferecendo crédito imobiliário, possuir a certificação CA-300 é essencial.

Temos que o BACEN fiscaliza os grandes bancos, e exige que todos seus correspondentes bancários que atuem com crédito imobiliário possuam a certificação CA-300.

Assim, se você possui uma imobiliária, por exemplo, e deseja oferecer além dos imóveis, também o financiamento para o imóvel, mas você precisa obter a CA-300 para atuar de forma regularizada.

E caso você queira ainda mais destaque atuando como correspondente, você pode obter a certificação ABECIP CA-600.  Por ser uma certificação mais avançada e com menos pessoas certificadas, possuir a CA-600 pode trazer destaque imediato a você e ao seu negócio.

Veja aqui a diferença entre a ABECIP CA-300 e a ABECIP CA-600

(Grátis) O Guia Completo do Correspondente Bancário

Ebook  gratuito com o passo a passo para você ser um correspondente de sucesso

3. como obter a sua certificação?

É preciso passar no exame da certificação, mas não se preocupe, eu vou te dar todas informações do exame e te ajudar a se preparar para passar de primeira.

Ademais, para passar de primeira, eu sempre indico que você estude em apenas 10 dias, usando nosso Método Descomplicado.

Mas lembre-se: Quem aplica o exame e fornece a sua certificação é a ABECIP, a instituição certificadora. Para se inscrever no exame, este é o link: https://certpessoas.fgv.br/abecip/FreeAccess/Default.aspx

O exame dura 1h30min, tem 30 questões, e para você ser aprovado(a), é preciso acertar pelo menos 18 questões, ou seja 60% da prova.

E a prova é realizada nos centros de testes da FGV espalhados por todo o Brasil. Aqui estão os dias, horários e locais de provahttps://certpessoas.fgv.br/abecip/FreeAccess/CTs.aspx

Veja qual o conteúdo da prova da CA-300: clique aqui.

Valor do Exame: R$210,00 por cada tentativa

Que tal receber gratuitamente os resumos otimizados da matéria da CA-300? Clique aqui para receber.

Veja o próximo artigo: 5 dicas para ser aprovado de primeira no exame da ABECIP CA-300.

10 Comentários
  1. Jaciara

    Vale a pena para tirar a CA300 ou CA 600 de uma vez. Como a CPA10 e a CPA20 vale a pena tirar logo a CPA 20 essa seria minha maior comparão, pode me ajudar?

    Responder
    • Aprova - Escola de Bancários e Correspondentes

      Olá Jaciara, tudo bem com você?

      Agradeço o contato.

      A Certificação Abecip CA-300 é o de crédito imobiliário Básico mais exigida para o Correspondente Bancário e é a padrão para este crédito, já cumpri os requisitos que os bancos pedem.
      A Abecip CA-600 é a Certificação Avançada no crédito Imobiliário e é mais exigida para o Bancário só que também pode substituir totalmente a CA-300 então se optar por esta não precisará da CA-300 e te dará muito mais destaque no mercado.
      A Certificação Anbima CPA-10 é a de investimento Básico e serve mais para quem não tem nenhuma experiência no ramo e pretende ingressar a primeira vez no banco.
      A Anbima CPA-20 é a de Investimento Avançado e é mais indicada para quem já esta dentro do banco e pretende crescer mais ainda almejando até o cargo de Gerente e ela substitui totalmente a CPA-10, então sim você pode optar e, ir direto para a Anbima CPA-20 assim como pode ir direto para a Abecip CA-600.

      Acabei de lhe enviar por e-mail os mapas mentais juntamente com as informações acerca dos cursos Abecip CA-600 e Anbima CPA-20.
      Dúvidas? Me contate agora mesmo via WhatsApp: 11 99146-3310

      Estamos juntos nesta conquista.

  2. Marcio A Oshima

    Boa Tarde!
    Tenho a certificação completa pela ANEPS, mas o banco esta solicitando a ABECIP CA-300/CA-600 ou seja não vale a pena fazer a certificação completa pela ANEPS.
    Fazendo a certificação ABECIP CA-300 é o suficiente para trabalhar com crédito imobiliário ou é necessário ter a certificação pela ANEPS também?

    Responder
    • Aprova - Escola de Bancários e Correspondentes

      Olá Marcio, tudo bem com você?

      Agradeço o contato.

      A Certificação ANEPS completa incluí os créditos Consignado, CDC, Veículos e Imobiliário, mas ela não tem como foco o crédito Imobiliário que é o crédito de maior remuneração e que alguns bancos exigem a certificação especifica que é a CA-300 ou CA-600, mas você somando a ANEPS Completa + CA-300 ou CA-600 você se tornará o correspondente completo e especial com perfil para trabalhar com qualquer banco.
      Para mais detalhes sobro o seu curso para a certificação entre em contato comigo via WhastApp: 11 99146-3310 ou responda o meu e-mail.

      Estamos juntos nesta conquista!

  3. Sandra

    Olá Boa tarde gostaria de fazer a prova para imobiliária AC 300 sou de Rondônia gostaria de mais informações

    Responder
    • Aprova - Escola de Bancários e Correspondentes

      Olá Sandra, tudo bem com você?

      Acabei de lhe enviar por e-mail os mapas mentais e as informações acerca do curso Abecip CA-300.

      Estamos juntos nesta conquista.

  4. Maicon Azevedo

    Eu tenho a certificação completa da ANEPS, mesmo assim preciso fazer o CA 300?

    Responder
    • Aprova - Escola de Bancários e Correspondentes

      Olá Maicon, tudo bem com você?

      Agradeço o contato.

      Precisa realizar a ABECIP CA-300 de crédito Imobiliário, somente se o banco solicitar ou se você tiver como objetivo ter o perfil de um Correspondente para trabalhar em qualquer banco inclusive a Caixa Econômica Federal, neste caso essa certificação é obrigatória e ela vai somar com a ANEPS Completa por conta dos outros créditos.

      Acabei de lhe enviar por e-mail o mapa mental da ABECIP CA-300 juntamente com as informações acerca do curso.

      Estamos juntos nesta conquista!

  5. Natalia

    A Aneps oferece certificado para credito imobiliario. Mesmo assim é obrigatorio que tenha certificado CA-300?

    Responder
    • Prof. Jefferson Ribeiro

      Olá Natalia, tudo bem com você?

      Obrigado pelo seu contato.

      Exatamente! Embora a ANEPS englobe crédito imobiliário, os bancos exigem a CA-300/CA-600 para poder trabalhar neste segmento.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jefferson Ribeiro

Jefferson Ribeiro

Professor

Ex-bancário da Caixa Econômica Federal, especialista em certificações bancárias, desenvolveu a Método Descomplicado para estudo próprio e posteriormente aplicou no desenvolvimento dos Cursos Descomplicados da Aprova.

No caso de qualquer dúvida, fale diretamente com o Prof. Jefferson!

Av. Paulista, 1765 – 7º Andar – Cj. 71 – São Paulo/SP CNPJ: 28.415.485/0001-01

Receba GRÁTIS Todo o Material de Estudos para Sua Certificação em 12 páginas!

Cadastre seu email para receber agora e comece a estudar de forma inteligente. Seja aprovado no exame facilmente de primeira! Vale para certificações ANBIMA, ABECIP, FEBRABAN ou ANEPS

Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.

Todas as respostas
Difícil decidir?
Powered by