Você tem dúvidas sobre o que é correspondente bancário, quanto, ganha, certificações exigidas, se vale a pena ser correspondente, etc?
Vou responder abaixo as principais perguntas relacionadas à ser correspondente bancário. Caso você tenha alguma outra pergunta, me chame no WhatsApp pelo botão verde logo abaixo.
Curso de Correspondente Bancário: Como Funciona?
O curso de correspondente bancário na verdade é um curso preparatório para você estudar para a prova de uma certificação de correspondente bancário.
O correspondente bancário é um prestador de serviço ao banco. Desta forma o banco vai te treinar, passar orientação de como acessar os sistemas, têm gerentes supervisores de canais de bancos que são muito bons e vão passar até lista de clientes.
Para isso, você precisa se preparar paraas certificações que os bancos exigem. Para você poder se associar e atender clientes em nome do banco, é isso que o correspondente bancário faz, o banco vai exigir de você certificações de acordo com o tipo de crédito que você vai oferecer.
Então, se você deseja oferecer crédito, que é onde realmente os correspondentes ganham dinheiro, você precisa de certificação.
Você até pode ‘estudar sozinho’ para o exame, mas eu recomendo NÃO FAZER ISSO. A grande maioria das pessoas que tenta dessa forma, acaba sendo reprovada no exame.
Por isso, o ideal é fazer um curso preparatório, como o Curso Descomplicado da Aprova
Como funciona meu curso, chamado de Método Descomplicado?
Ao contrário do método “tradicional” em que você assiste um vídeo cheio de “economês” e apostilas cansativas, o método descomplicado é totalmente diferente disso, na verdade, nas aulas eu trato todos os conceitos, as questões, o máximo que eu posso, para questões do dia a dia.
Você ouve a minha voz de recursos gráficos onde te ajudam a gravar esses conteúdos e ainda tem o reforço do mapa mental que é outro recurso gráfico, que na verdade conecta todos os conceitos da aula.
Além disso tem os exercícios de fixação, logo após assistir a aula você já faz exercícios para praticar, para trazer aquilo para o seu dia a dia com você pensando, não só enquanto eu estou falando, também terá questões comentadas.
É dessa forma que eu vou preparar você, para obter certificação em 10 dias e já poder bater na porta do banco e abrir ou ampliar seu negócio
Curso para Certificação: Correspondente Bancário
Há na verdade muitos cursos para correspondente bancário, o que vai definir qual curso você precisa é o tipo de crédito que deseja oferecer no seu ponto de venda.
Se você deseja oferecer o crédito consignado, vai precisar da certificação para consignado, que nesse caso, podem ser até duas, você pode escolher entre FEBRABAN Consignado ou ANEPS Consignado.
Se no seu ponto de venda você deseja oferecer crédito direto ao consumidor chamado também de CDC, você vai precisar de outra certificação, a qual também pode escolher entre duas: FEBRABAN CDC ou ANEPS CDC.
Se deseja oferecer financiamento de veículos é outra certificação, a certificação de financiamento de veículos ou FBB Veículos ou ANEPS Veículos, você também pode escolher entre estas duas instituições.
Agora, se você deseja oferecer no seu ponto de venda esses três tipos de crédito, ou seja, Consignado, CDC e veículos, você pode obter só uma certificação. Facilita muito sua vida, não precisa de três, pode ser apenas uma certificação chamada “Completa” que também pode ser da ANEPS Completa ou FEBRABAN Completa.
Contudo, uma atenção especial, se deseja oferecer financiamento de imóveis, ou seja, o crédito imobiliário, nesse caso vai precisar de uma certificação específica, que não é substituída pelas das outras instituições, a certificação ABECIP CA-300.
A minha dica é: Está abrindo seu negócio ou ampliando, não restringir o seu mercado e não restringir os produtos, ofereça tudo o que o pode e nesse caso você vai precisar de apenas duas certificações, a FEBRABAN ou ANEPS Completa + ABECIP CA-300.
E depois você pode ficar anos sem pensar em certificações!
Correspondente Bancário Quanto Ganha e Qual o Risco?
É realmente impossível prever isso, uma vez que existem muitas formas de correspondentes. Você pode ser correspondente apenas que recebe boleto, como pode ser a maior rede de correspondentes no Brasil. Então é muito difícil precisar isso. É quase a mesma coisa que prever quanto ganha cada agência bancária, porque há lugares ultra movimentados e tem lugares que realmente não tem movimento.
O que posso assegurar é que não terá prejuízo. Isso está totalmente fora de questão, é algo totalmente sem risco, porque você já tem o seu ponto de venda e deseja oferecer os serviços bancários, se ninguém procurar não tem problema, só teve o gasto da certificação e de tempo.
Mas o negócio em si, depois de constituído é um negócio sem risco, essa é a grande vantagem, se alguém pagar um boleto, você já vai ganhar uma taxa, se alguém financiar uma casa, você ganhará um percentual de um financiamento imobiliário. Então varia totalmente.
Agora, posso dizer com certeza que você ganhará mais oferecendo crédito do que os serviços, apesar dos serviços serem a porta de entrada e poderá aumentar até o fluxo de pessoas e aumentar o seu negócio.
Mais pessoas entrarão para pagar um boleto e acabarão comprando alguma mercadoria dependendo do tipo de negócio que o você tem. Por exemplo, você já tem uma loja de carro e muitas pessoas se interessavam por determinado carro, o cliente ia até o banco e nunca mais você via aquele cliente.
Sendo um correspondente você pode oferecer o financiamento do carro dentro da loja, a pessoa gostou do carro e lá mesmo pega os documentos, pronto e acabou. Ela só vai ao banco para assinar, assim você não perdeu aquele cliente.
Há muitas vias de um correspondente ganhar dinheiro, pode ser pequenas taxas, pode ser mais para impulsionar seu próprio negócio, como pode ser para você realmente viver sendo correspondente bancário. Não tem como prever, a grande vantagem é que prejuízo não vai ter, não tem risco e o mais lucrativo é oferecer crédito.
Quanto Ganha um Correspondente Bancário?
Quais os percentuais pagos para correspondentes? Isso varia de banco para banco, é difícil responder, o que posso dizer é que realmente, operações como por exemplo: o pagamento de boleto, recarga de celular… isso geralmente são taxas fixas, então você ganha pouco por taxas fixas por esses serviços e na verdade a maior vantagem disso é movimentar mais o seu ponto de venda, você nunca vai ganhar um grande dinheiro fazendo essas operações simples, a vantagem é oferece mais comodidade ao seu cliente, você traz o cliente que pode pagar uma conta e acaba comprando alguma coisa na sua mercearia por exemplo, essa é a grande vantagem se você não oferecer crédito.
O que dá dinheiro mesmo para o correspondente é o percentual, e quando falamos de percentual, falamos de crédito , então se você oferecer crédito consignado, oferecer financiamento de veículos ou principalmente o crédito imobiliário, são volumes muito grandes, aí sim o senhor vai ganhar um percentual de suas operações, e vai dar para viver com a remuneração de correspondente bancário.
Correspondente Bancário: Qual a Primeira Certificação?
Para escolher a primeira certificação, inicialmente você deve considerar a sua área de atuação. Por exemplo, se você tem uma mercearia, dificilmente conseguirá transformar isso rapidamente num ponto em que as pessoas vão à procura do crédito imobiliário, que é onde os correspondentes costumam ganhar mais dinheiro, a não ser que não tenha agência bancária e nem outros correspondentes na sua cidade.
Desta forma, o ideal é começar pelas certificações para crédito consignado, crédito direto ao consumidor e financiamento de veículo. Como o valor para tirar apenas uma certificação específica é praticamente o mesmo da certificação completa, compensa ir direto para a completa, a qual pode ser a FEBRABAN COMPLETA ou a ANEPS COMPLETA.
Tirando esta certificação você poderá oferecer essas três formas de crédito: consignado, CDC e veículos. A partir do desenvolvimento disso, perceberá que os três são um grande negócio e poderá dar o segundo passo para oferecer o crédito imobiliário, onde então precisará da ABECIP CA-300.
Assim, a dica é iniciar pela FEBRABAN COMPLETA ou ANEPS COMPLETA, para mais na frente tornar-se um correspondente imobiliário com a ABECIP CA-300.
Correspondente Bancário: Precisa de TUDO ISSO?!
Para quem busca ser correspondente bancário, sempre indico as duas certificações: a FEBRABAN ou ANEPS Completa e ABECIP CA-300. Porém não, não precisa tudo isso.
Recomento elas porque, na verdade, você poderá abrir um negócio sem limitações, mas não há problema, pode ir aos poucos.
Se deseja trabalhar somente com crédito consignado, poderá obter apenas a certificação mais simples de crédito consignado, que é a FEBRABAN ou ANEPS Crédito Consignado. Caso pretenda oferecer exclusivamente o crédito direto ao consumidor, conhecido como CDC, poderá trabalhar com a certificação específica para tal, a ANEPS CDC ou a FEBRABAN CDC. Na intenção de possibilitar o financiamento de veículos, poderá obter unicamente a ANEPS Veículos ou a FEBRABAN Veículos.
O valor da certificação específica para a certificação completa, a qual abrange essas três formas de crédito, é muito pequeno, e a quantidade de matéria que precisará estudar a mais também é muito pequena. Diante disto, é vantagem obter diretamente a FEBRABAN ou ANEPS Completa, pois junta essas três formas de crédito.
Agora, a ABECIP CA-300 realmente é um caso à parte. Ela é uma outra certificação, com outros custos, sendo direcionada para crédito imobiliário e possuindo um público específico. Desta forma, caso pretenda deixá-la para depois, o que é indicado, não tem problema, talvez você nem precisará dela se não oferecer o crédito imobiliário.
Para ser um correspondente você precisa de pelo menos uma certificação, seja a de Consignado, CDC ou de veículos, ou dessas três.
Correspondente Bancário: Sócio Precisa Ser Certificado?
Essa é uma questão muito importante. Quem precisa ser certificado em um correspondente bancário é quem vai assinar a proposta de crédito que você vai enviar para o banco.
Um correspondente está atendendo um cliente em nome do banco. Não é o correspondente que dá o crédito, mas sim o banco. Na verdade, você está atendendo o cliente, tirando as dúvidas e juntando os documentos, para então fazer uma proposta para o banco, o banco aceitando a proposta, aí sim o cliente receberá o crédito, e quem vai assinar esta proposta precisa ser uma pessoa certificada.
Por exemplo, você tem apenas um funcionário que é certificado e esse funcionário deixa a empresa ou você deseja demiti-lo, você fica preso a isso. Então é muito melhor os sócios serem certificados e o maior número de funcionários possíveis também, como meio de não ficar na mão apenas dos funcionários, de uma pessoa que está de férias ou que faltou porque está doente, deixando a proposta parada à espera da assinatura da pessoa certificada.
Desta forma, o ideal é que o sócio seja certificado para que tenha autonomia, não fique dependendo do seu funcionário e da mesma forma, não só um funcionário certificado, porque todos os funcionários vão ficar dependentes daquele.
Tudo é relativo ao tamanho do seu negócio, mas quanto mais pessoas obtiveram a certificação é melhor por questão de autonomia e rapidez, além de não burocratizar o seu trabalho.
Correspondente Bancário sendo MEI?
A lei sobre correspondente bancário não tem tantos requisitos, o requisito é ser certificado. Diversas questões são os bancos que decidem, uma vez que os mesmos não são obrigados a aceitar correspondente bancário. É uma questão estratégica para o banco, ele pode achar que já tem muito correspondente naquela área, naquela cidade ou naquele nicho.
Os bancos têm a liberdade de exigir como eles quiserem quanto à questão estratégica e os documentos necessários, ou seja, por lei você pode ser MEI ou qualquer CNPJ, mas pode chegar no banco e ele dizer que não pode ser MEI. Há banco que exigirá que seja uma microempresa, porém é muito simples mudar de MEI para ME, ou mesmo abrir uma microempresa não é complicado. A tendência é ficar ainda mais fácil.
Não se assuste com essas exigências, na verdade, os bancos podem ter sim uma lista de requisitos, mas o que você realmente necessita focar é na certificação. Pois é nela que muitas pessoas enroscam, às vezes está tudo preparado, já tem o ponto de atendimento e os documentos, contudo, levam seis meses para ter a certificação.
Correspondente Bancário: Certificação e Treinamento?
O curso de correspondente bancário, o qual realmente estamos tratando aqui, é o curso para você tirar a certificação, onde nessa parte o banco não presta assistência, assim, eu vou te ajudar a estudar para você a obter.
Dependendo da certificação que você precisa, pode ser ANEPS, FEBRABAN ou ABECIP, irei lhe auxiliar. Basta navegar pelo site, onde tenho dicas de estudo, o meu Curso Descomplicado, e muito mais,
Agora, como exatamente mexer nos sistemas, fazer sua lista de clientes, a captação de clientes, isso quem vai dar apoio é o próprio banco, até porque existem muitas variações entre os sistemas de cada um deles, além de que há diversas áreas, alterando os interesses e o público vinculado a elas, então isso na verdade é um segundo passo.
Primeiro é necessário obter a certificação, que é o documento principal que você precisa juntar aos demais exigidos, como: RG, CPF, CNPJ da sua empresa, e assim, dar entrada no banco para ser um prestador de serviço, pois isso que o correspondente é, ele atende os clientes do banco no lugar deste, e nesta etapa de atendimento aos clientes é o banco quem prestará suporte.
Como ter sua Própria Empresa de Consignado
A própria empresa de consignado é, na verdade, o caminho para oferecer crédito consignado tendo o seu próprio negócio e ser um correspondente.
Ou seja, você não funcionará como um banco. O que você fará é atender os clientes de um banco que oferece o crédito consignado, intermdiar a transação e ganhar uma comissão por isso.
Funciona da seguinte forma: o crédito consignado é aquele que é retirado direto da folha de pagamento. A pessoa pode, por exemplo, ir na agência bancária e pedir, porém muitas vezes na cidade dela não há agência bancária, a agência está sempre muito cheia ou até mesmo não viu a oportunidade porque o banco simplesmente não lembrou de colocar um banner do crédito consignado.
E é nesse nicho de mercado que você atuará como correspondente bancário, ao ter um ponto de atendimento, estar associado ao banco e com o contrato de prestação de serviço assinado.
Como correspondente, você atenderá os clientes do banco, contudo, não precisará ser um atendimento passivo, você poderá ter lista de clientes, ligar, colocar um banner na frente do seu ponto de venda oferecendo o crédito consignado. Você realmente funcionará como um propulsor para esse produto do banco.
O primeiro passo nesse sentido é você providenciar o seu ponto de atendimento, caso ainda não o tenha, ao mesmo tempo que você estuda para a certificação.
Você precisará da certificação ANEPS ou FEBRABAN CONSIGNADO para poder fazer esse contrato de prestação de serviço com o banco.
Curso de Correspondente CAIXA!
A Caixa exigirá de você duas certificações: uma certificação completa (FEBRABAN ou ANEPS) + ABECIP CA-300.
Por que a Caixa pede isso? Porque o grande negócio da CAIXA é o crédito imobiliário, então se você é correspondente da CAIXA, você tem que oferecer crédito imobiliário.
Assim, a primeira certificação que é a ABECIP, pode ser ABECIP CA-300 ou 600. A mais baixa de todas é a CA-300 e já atende a todos os requisitos, só vai tirar a CA-600 quem quiser se destacar.
A questão é que você não poderá atuar apenas com o crédito imobiliário. A CAIXA requer que o correspondente ofereça também o Crédito Consignado, CDC e Veículos. Diante dessas 3 formas de crédito, você precisará da outra certificação que é a chamada Completa, a qual pode ser da instituição FEBRABAN ou da ANEPS. As duas cumprem a mesma função, habilitar você a oferecer crédito consignado, CDC e veículos.
O pacote básico é o que as pessoas mais procuram, sendo composto pela FEBRABAN Completa + ABECIP CA-300, mas pode ser também FEBRABAN Completa e ABECIP CA-600, ANEPS Completa +ABECIP CA-300 ou ainda ANEPS Completa e ABECIP CA-600.
Com qualquer uma das combinações entre uma Completa e uma certificação ABECIP você atenderá todas as certificações e todos os requisitos de certificações da CAIXA.
Agora, e o treinamento? E os sistemas? A CAIXA mesmo treinará você, porém somente depois de você tirar a sua certificação e assinar o contrato com ela.
Então, o curso para correspondente CAIXA é o curso preparatório para as certificações COMPLETA e ABECIP.
Primeiramente vamos esclarecer, o curso de Correspondente Imobiliário Caixa não é para você aprender a ser um correspondente imobiliário, como fazer uma lista de clientes, ligar para ele e oferecer o produto. Na verdade, há uma questão anterior a essa, que é realmente a Caixa, pois para você ser um correspondente imobiliário, precisa ter a certificação de crédito imobiliário.
Esta é uma lei que a Caixa segue do BACEN, para que você possa oferecer crédito imobiliário no seu ponto de venda. Para poder trabalhar com isso é necessário ter uma das certificações da ABECIP, que é a maior associação de crédito imobiliário do país. Fazem parte da ABECIP quase todas as instituições que oferecem as certificações de crédito imobiliário no país.
O curso que ofereço é para preparar você para passar de primeira nessa certificação, tirar isso da frente e correr para ser o correspondente imobiliário Caixa, que é mesmo um grande negócio. Se você trabalha com imobiliária e já ganha uma porcentagem da venda, com o mesmo imóvel e com a mesma venda, você ganhará outra porcentagem correspondente ao financiamento.
Curso para Correspondente Imobiliário CAIXA!
Curso Correspondente Bancário FEBRABAN
Correspondente Consignado e Imobiliário
Correspondente Bancário: FBB Completa ou ABECIP CA 300 primeiro?
Com quem falar no Banco para ser Correspondente Bancário?
Acontece que no Banco trabalham muitas pessoas, é uma empresa muito grande e não são todas pessoas que sabem todos os braços que os grandes bancos têm, então na verdade você pode sim ir na agência bancária e ninguém nem saber o que é um correspondente bancário, não saber como te ajudar.
A questão é que você tem que achar o profissional que realmente sabe o que estamos falando, sobre correspondente bancário, tem um cargo específico no banco, o de Gerente ou Supervisor de Canais. Dependendo do banco ele pode ser gerente ou supervisor.
Canais quer dizer o que? Os canais de atendimento do banco. Então o banco pode atender a pessoa por telefone, na agência, por internet banking e também por correspondente bancário.
Você quer ser correspondente, você vai ser o que? Um canal de atendimento, você está prestando um serviço de atendimento para o banco, então você precisa encontrar o gerente ou supervisor de canais, ele geralmente vai estar presente em uma agência grande ou na regional da sua área.
Não desanime, não perca tempo procurando outros profissionais vá direto no gerente ou supervisor de canais da sua região.
Qual o custo de tudo isso?
Olá Alessandra, tudo bem com você?
Agradeço o contato.
Você precisa de duas Certificações que são a Abecip CA-300 com HIS + Febraban Completa para o Correspondente Padrão da Caixa no valor de R$497,00 o pacote de cursos ou Abecip CA-600 com HIS + Febraban Completa para o Correspondente mais top e acima do padrão no valor de R$547,00 o pacote de cursos.
E também os valores dos exames das Certificações que é R$125,00 da Febraban Completa, R$240,00 da abecip CA-300 com HIS e R$310,00 da Abecip CA-600 com HIS.
Acabei de lhe enviar por e-mail essas informações juntamente com as informações acerca dos pacotes de cursos.
Dúvidas? Me contate agora mesmo via WhatsApp: 11 99146-3310
Estamos juntos nesta conquista.