Com diversas opções e caminhos de atuação, saiba o que só eu posso contar a você sobre quais os melhores bancos para ser correspondente bancário. Vamos lá?
Atualizado em: 15/08/2024
No cenário ideal, o melhor caminho seria se tornar correspondente de um grande banco ao formar uma parceria exclusiva e com vantagens exclusivas. Mas há um problema aqui.
Ser correspondente bancário diretamente de um grande banco, costuma ser reservado para empresas mais experientes, com um histórico de resultados e um nome já consolidado no mercado.
Outro problema é: E no futuro, o quão seu negócio será exatamente da forma que você está planejando? Pois ao ser um correspondente diretamente de um banco específico, as regras e formas de conduzir a operação serão padronizadas e rígidas de acordo com as políticas daquele banco.
Vou dar o exemplo de minha própria história. Comecei sendo bancário em 2013, mas em pouco tempo, e mesmo após atingir um alto cargo no banco, abri uma escola para correspondentes bancários.
Ou seja, estar flexível com o tipo de trabalho que eu faria me vez atingir um patamar muito melhor do que o planejado!
Se você é um correspondente bancário iniciante, ou se ainda não tem um grande histórico de resultados expressivos neste mercado, o melhor a fazer é começar o mais rápido possível e com o uma variedade de produtos e em parceria com mais de uma instituição.
Ou seja, vamos supor que você quer trabalhar com crédito imobiliário sendo correspondente da Caixa, por ser o maior banco para esse tipo de crédito.
Mas, e se o processo de você fazer essa parceria com a Caixa demorar devido alguma burocracia, ou a outros fatores?
Não existe um melhor banco para você ser correspondente bancário. Pois cada instituição tem seus pontos fortes e fracos, além de produtos e públicos-alvo diferentes.
Por isso, o que recomendo é: Não espere. Atue em parceria com diversos bancos. E atue com outras formas de crédito e outros produtos.
Fazer isso inclusive beneficia sua aprovação para se tornar correspondente bancário de grandes bancos, pois você já terá uma prdução e um histórico que chamará a atenção dessas instituições.
Ter a flexibilidade e capacidade de atuar com diversos parceiros é de suma importãncia em nosso mercado atual.
Para ser correspondentes de vários bancos, o melhor caminho é se associar a fintechs, bancos digitais e promotoras. Pois você contará com toda a estrutura (e treinamento) para já começar a trabalhar e vender rapidamente. Além de contar com diversos produtos de diversos bancos para oferecer a seus clientes.
Ou seja, a velocidade com a qual você pode trilhar esse caminho e o quanto irá gerar de retornos financeiros vai depender de você.
Na internet é possível encontrar centenas - ou até milhares - de promotoras e fintechs procurando por novos parceiros
Neste caso, você irá precisar somente da certificação adequada para o tipo de crédito que irá oferecer, e de uma pesquisa para encontrar as melhores oportunidades de parceria para seus objetivos específicos.
As certificações para correspondentes bancários mais comuns e recomendadas são a FEBRABAN e ANEPS.
E caso você deseje atuar com crédito imobiliário, irá precisar da certificação ABECIP CA-300 ou CA-600.
Dica: Aqui na Aprova você pode fazer nossa consultoria gratuita por WhatsApp e descobrir quais as melhores parcerias e como ser um correspondente que trabalha com várias instituições, além de receber um documento com o contato de todos os bancos e promotoras!
Cada banco e instituição financeira tem seus próprios produtos, perfil de clientes e comissionamentos. Dessa forma, sua escolha de que bancos se associar deve levar em consideração qual é o público que você deseja atender e que tipo de produto deseja oferecer.
De forma prática, você deve comparecer a uma agência do banco escolhido e falar diretamente com o gerente ou supervisor de canais.
Porém, atualmente, muitos bancos já oferecem canais online de contato para interessados em se tornar um de seus correspondentes. Antes de ir à agência, experimente acessar o site do banco e pesquisar sobre canais de contato para correspodentes bancários.
Depois disso, você deverá entregar as documentações exigidas. Se você for atuar como correspondente diretamente de um banco, geralmente os documentos serão:
Para quem deseja oferecer somente serviços básicos como recarga de celular, pagamento de contas, depósitos ( modalidade conhecida como correspondente transacional), geralmente o processo é mais simples e rápido.
Para corbans que optarem pelo modelo de loja física, (por exemplo o Correspondente Caixa Aqui ou uma franquia), existem outras exigências para que a estrutura do ponto comercial seja adequada e com todos os equipamentos necessários, além de que a localização do negócio seja aprovada pelo banco.
Se você for atuar como correspondente bancário autônomo em parceria com uma promotora ou fintech, geralmente o processo é mais simples e com menos documentos.
A única exigência em todos os casos é ter a certificação. Recomendo você obter a sua em primeiro lugar, pois além de ser lei, você obterá conhecimentos que vão aumentar as chances de sucesso neste mercado.
- Caixa Econômica Federal – Como ser Correspondente Caixa
- Como ser Correspondente Banco do Brasil
- Como ser Correspondente Bradesco
- Como ser Correspondente Itaú
- Como ser Correspondente Santander
- Como ser Correspondente Banco Pan