CORRESPONDENTE BANCÁRIO ESSENCIAL

Correspondente Imobiliário – O que faz esse profissional

Nesse artigo completo você vai saber o que é correspondente imobiliário, como ser um, as certificações exigidas e outras informações para seu sucesso profissional nesse setor.

Os financiamentos habitacionais passam diretamente pela atuação do correspondente, o que o torna solicitado no mercado de trabalho.

O QUE É CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO

O correspondente bancário imobiliário é um profissional facilitador de burocracias e de todos os procedimentos necessários no momento de adquirir um imóvel. Seu papel é fazer a mediação entre o cliente e as instituições financeiras.

O correspondente imobiliário é um parceiro dos bancos, sendo autorizado a atuar com operações de crédito, recebendo uma comissão por cada transação efetuada.

Ou seja, o correspondente imobiliário nada mais é que um correspondente bancário que trabalha com produtos de financiamento imobiliário em parceria com os bancos.

Dessa forma, o profissional correspondente imobiliário é quem conduz todo o processo de compra até o fim, inclusive assinando a proposta de financiamento.

Esse profissional surgiu para cobrir uma lacuna no mercado, já que cada vez mais os bancos não têm capacidade de atender a todos os clientes, principalmente longe de grandes centros.

Contar com empresas parceiras significa aumentar o alcance de seus produtos, e é nesse cenário que o correspondente continua a crescer no Brasil.

Como ser um Correspondente imobiliário

Para se tornar um correspondente bancário de financiamento imobiliário, você deve entrar em contato com o banco ou financeira com o qual deseja se associar. Cada banco possui seu processo próprio, mas geralmente o processo consiste em entrar em contato pelo site do banco e entregar algumas documentações.

Ou seja, se você é, por exemplo, um corretor de imóveis ou trabalha nesse setor, você pode trabalhar como correspondente imobiliário e oferecer financiamento habitacional em nome do banco, recebendo uma comissão por isso.

Se você for, por exemplo, um corretor de imóveis e também um correspondente bancário imobiliário, pode receber 2x pelo seu serviço!

Ou seja, recebe a comissão pela venda do imóvel + a comissão por você intermediar o financiamento do imóvel, sem precisar enviar seu cliente para outro local para assinar a proposta de financiamento!

Importante: Para ser aceito pelos bancos como correspondente imobiliário, pela lei do BACEN você precisa ter a certificação ABECIP em crédito imobiliário. Eles irão exigir o certificado. Vou falar mais sobre as certificações mais abaixo.

quanto ganha um correspondente imobiliário

A remuneração do correspondente é feita por comissões. Ou seja, quanto mais você efetuar operações de financiamento imobiliário, mais comissões vai gerar e mais dinheiro vai ganhar.

Por exemplo, você pode trabalhar com a oferta de crédito imobiliário em parceria com o banco, sendo pago uma comissão por essa transação.

Exemplo (somente para fins ilustrativos):

– Uma comissão de 2% ao vender um financiamento de crédito imobiliário de R$ 300.00,00 são R$ 6.000,00

Quem paga o correspondente imobiliário?

O correspondente é pago pelo próprio banco, recebendo uma comissão por cada negócio realizado.

É importante notar que o correspondente não é um banco e não empresta o próprio dinheiro. E sim, é um intermediário que trabalha em parceria com os bancos, sendo autorizado a efetuar operações destes, podendo, dessa forma, alcançar clientes onde o banco não alcançaria por conta própria e ser remunerado por isso.

Quem pode ser correspondente imobiliário? Quais os requisitos?

Somente pessoas jurídicas podem atuar como correspondente imobiliário independente. Ou seja, você precisa ter uma empresa aberta (mesmo se for em home office) ou trabalhar como prestador de serviços pessoa física para uma empresa de correspondentes bancários.

Também é necessário apresentar ao banco com o qual deseja se associar uma série de documentos relativos à empresa, como contrato social, cartão do CNPJ, CPF dos sócios, entre outros registros importantes.

Mas o principal requisito é possuir uma certificação específica. A atividade de correspondente imobiliário é regulamentada pela resolução nº 3.954 do Banco Central. Entre as normas que ela estabelece está a exigência da certificação ABECIP em crédito imobiliário.

Certificações para correspondentes imobiliários

A Resolução do Bacen 3954/2011 determinou que, para que um profissional possa ser um Correspondente Bancário habilitado a atuar nos diversos setores bancários, ele deve possuir uma Certificação de uma Instituição Credenciada.

Se você não for um profissional certificado, você fica impedido de assinar qualquer proposta a ser enviada para o Banco, já que eles não aceitam mais propostas assinadas por profissionais não certificados

As certificações para trabalhar como Correspondente imobiliário são:

ABECIP CA-300: É a certificação básica destinada aos correspondentes bancários brasileiros, que trabalham ou desejam trabalhar na comercialização de produtos de crédito imobiliário.

A aplicação da prova é permanente, ou seja, você pode se inscrever a qualquer momento; não precisa esperar abrir inscrições.

A concessão do certificado ocorre mediante aprovação em exame realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança — Abecip.

ABECIP CA-400:  A certificação fornece o aperfeiçoamento daqueles profissionais que atendem clientes em operações de crédito no setor imobiliário por meio de agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

ABECIP CA-600: É a certificação avançada em crédito imobiliário, certificando os profissionais para atuar tanto em crédito imobiliário quanto em operações financeiras relacionadas a imóveis.

A aplicação da prova é online e permanente, você pode se inscrever quando quiser.

IMPORTANTE: Você pode atuar como correspondente imobiliário com qualquer uma destas certificações, sendo a CA-300 a mais comum. Mas se desejar ter mais conhecimento e destaque, opte pela CA-600.

Curso Correspondente imobiliário

Para ser aprovado(a) rapidamente e sem dor de cabeça na prova ABECIP, você precisa estudar da forma certa, utilizando um Método comprovado de estudos + o acompanhamento de um professor experiente

Não cometa o erro de estudar sozinho(a) para os exames ou usar apostilas ou materiais maçantes!

Nós somos a principal escola de correspondentes do Brasil, com mais de 19 mil alunos.

O Curso para Correspondente Imobiliário vai ajudar você a ser aprovado em menos de 10 dias no exame das certificações Abecip CA-300 ou CA-600, mesmo que você tenha pouco tempo ou esteja começando totalmente do zero.

CURSO ca-300 DESCOMPLICADO PARA CORRESPONDENTE imobiliário

Seja aprovado em 10 dias nas certificações exigidas. Curso com 40% de desconto hoje + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Baixe Grátis o Guia Completo do Correspondente Bancário

Receba em seu e-mail o Guia Completo com TODOS OS SEGREDOS para você se tornar um correspondente de sucesso.

 

BÔNUS: Resumo otimizado de TODA a matéria para a prova da FEBRABAN, ANEPS ou ABECIP!

You have Successfully Subscribed!

Começar Conversa
Tem Dúvidas? Fale com a gente agora
Tem dúvidas? Fale comigo agora