CORRESPONDENTE BANCÁRIO ESSENCIAL

Quanto ganha um correspondente bancário e vale a pena?

Última atualização:16/06/2022

Há um número cada vez maior de profissionais que desejam ser correspondente bancário. Hoje, eu vou te explicar quanto ganha um correspondente bancário e falar mais sobre essa profissão e por que vale a pena ser correspondente em 2022 em diante.

O que é um correspondente bancário?

Correspondente bancário é um intermediário entre os clientes e os bancos. Em sua ocupação, ele oferece às pessoas os serviços financeiros normalmente encontrados nessas instituições, como pagamentos, financiamentos e empréstimos.

Por que os bancos precisam de um correspondente bancário?

A correspondência bancária amplia o alcance dos produtos das instituições financeiras. Seja de forma online, seja em determinada localidade, especialmente naquelas onde não há nenhuma agência disponível. 

Um correspondente bancário torna os serviços financeiros da instituição muito mais acessíveis para mais pessoas. Ao financiar uma casa em uma imobiliária que também é correspondente, o cliente não precisa se dirigir até o banco para finalizar o processo.

O que faz um correspondente bancário?

O correspondente bancário é uma Pessoa Jurídica que pode ter diferentes funções principais:

  • Serviço de cobrança;
  • Pagamento de contas;
  • Fornecimento de cartão de crédito, que estarão sob a responsabilidade do banco ou da instituição que contratou o correspondente;
  • Operações de câmbio;
  • Recebimento e encaminhamento de propostas de abertura de contas;
  • Análise de crédito;
  • Transferências e movimentações.
  • Intermediação da contratação de produtos de crédito e financiamentos

É importante lembrar que o correspondente não é um banco.  

Ou seja, não pode fornecer empréstimo por conta própria, sem estar vinculado a uma instituição financeira.

Quanto ganha um correspondente bancário

A remuneração do correspondente é feita por comissões sobre cada operação efetuada. Ou seja, é a instituição financeira quem paga o profissional pela execução dos serviços. Por isso, quanto mais clientes tiver, melhor será a sua remuneração.

Como a remuneração é comissionada, o valor pode variar e vai depender do desempenho do correspondente, quantidade de clientes e dos produtos que está oferecendo.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional, esses profissionais podem receber, à vista, 6% do valor total da operação que estão realizando.

Por exemplo, um correspondente bancário que intermedia a contratação de um um financiamento imobiliário de R$200.000,00, pode ter uma comissão de R$12.000,00

Tabela de comissão para correspondentes bancários

 Algumas médias do mercado da oferta de crédito (somente para fins ilustrativos, os valores podem variar):

–Venda de crédito para financiamento de imóvel: Comissão de 3% a 6%

–Crédito FGTS: Comissão de 7,2%

–Crédito para aposentados e pensionistas INSS: Comissão média de 13%

Outra forma de ter uma ideia de quanto ganha um correspondente é consultar a tabela de valores da Febraban

Assim, é possível consultar as porcentagens e os ganhos obtidos em cada operação financeira que um correspondente bancário pode oferecer aos clientes.

Como ser um correspondente bancário?

A Resolução 3954 do BACEN exige que todos os correspondentes bancários possuam uma certificação de uma instituição credenciada. Obter a certificação é o passo mais importante para se tornar um correspondente

Obtenha sua certificação financeira

Para serviços transacionais como pagamento de contas e boletos, o processo é mais simples. Para isso, basta contatar o banco ao qual você deseja estabelecer um vínculo e entregar os documentos que te serão solicitados, que serão documentos simples.

Contudo, ao trabalhar com operações de crédito, ter uma certificação financeira se torna obrigatório. Dentre as opções disponíveis, estão:

  • Febraban Completa ou ANEPS CompletaEstas certificações autorizam você a trabalhar com Crédito Direto ao Consumidor, financiamento de veículos e crédito consignado;
  • ABECIP CA-300 ou CA-600São as certificações para quem deseja trabalhar com crédito imobiliário.
  • Correspondente completo, ou Perfil Caixa: Para ser autorizado a trabalhar como Correspondente Caixa, ou se tornar realmente completo(a) e abrir seu shopping center financeiro, recomendamos que você obtenha o Pacote de certificações FBB-100 + ABECIP CA-300. Com elas você pode oferecer todas as formas de crédito em seu ponto de venda

OPORTUNIDADE: A Aprova Bancários possui os cursos para certificação de correspondente bancário mais conhecidos e prestigiados do Brasil

Além de obter sua certificação em tempo recorde com o Método Descomplicado (menos de 10 dias) você terá acesso a bônus exclusivos, incluindo parceiros para já sair trabalhando, mentoria pós certificação e muito mais:

 

CURSO ONLINE PARA CORRESPONDENTE BANCÁRIO

Seja aprovado em até 10 dias nas certificações exigidas. Curso com 40% de desconto hoje + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta

Qual o melhor banco para ser correspondente bancário?

Cada instituição financeira tem seus pontos fortes e fracos. Saiba mais sobre como ser correspondente dos bancos mais populares:

    Quer saber mais? Nosso Canal do Youtube da Aprova é o maior canal sobre ser correspondente bancário do Brasil. Acesse agora!

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Receba GRÁTIS - Material de Estudos para Sua Certificação em 12 Páginas! Muito Melhor do que Apostila

    Cadastre seu email para receber agora e estude de forma inteligente. Seja aprovado no exame facilmente de primeira! Certificações ANBIMA, ABECIP, FEBRABAN ou ANEPS

    Quase lá! Agora basta você clicar no link da sua certificação que acabou de chegar no seu email.

    Tem Dúvidas? Fale com a gente agora