O câmbio é uma parte integrante do mercado financeiro, envolvendo a compra e venda de moedas estrangeiras em diferentes operações.
O correspondente cambial é o profissional que atua como intermediário entre os clientes e as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para realizar operações de câmbio.
O que é e o que faz um Correspondente Cambial em detalhes
O correspondente cambial é um parceiro das instituições financeiras, sendo autorizado a atuar com operações de câmbio, como por exemplo serviços de venda e compra de moedas estrangeiras, transferências internacionais de dinheiro, emissão de cartões pré-pagos, entre outras operações.
A vantagem é que os correspondentes cambiais podem oferecer serviços mais rápidos e personalizados, com tarifas competitivas em relação aos bancos tradicionais. Por essa razão, tornam-se uma opção interessante para pessoas e empresas que precisam lidar com moedas estrangeiras em suas atividades.
Os correspondentes cambiais costumam oferecer um acompanhamento mais personalizado e próximo aos clientes, o que pode ajudar a esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas que possam surgir durante a operação.
Geralmente, os correspondentes cambiais podem oferecer taxas e tarifas mais competitivas do que os bancos, o que pode resultar em economia para o cliente.
Ou seja, o correspondente cambial pode ser um correspondente bancário que trabalha com produtos de câmbio em parceria com os bancos.
Como funciona um corretora de câmbio?
A corretora de câmbio é uma empresa que intermedia a compra e venda de moedas estrangieiras. Através da cotação de diversas moedas, as taxas de câmbio são negociadas com o cliente.
Após isso, a corretora recebe o pagamento do cliente em moeda local e transfere o valor equivalente em moeda estrangeira para o destinatário indicado pelo cliente.
As corretoras de câmbio no Brasil são regulamentadas pelo Banco Central e precisam seguir regras rigorosas de compliance e LGPD - Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo.
A remuneração do correspondente cambial pode ser feita em forma de salário e bonificações caso atue como colaborador de uma empresa, ou por comissões, caso tenha a sua própria operação de câmbio.
Ou seja, quanto mais você efetuar operações de câmbio, mais comissões vai gerar e mais dinheiro vai ganhar.
Como ser Correspondente de Câmbio: Certificações exigidas
A partir de 2024, para atuar como correspondente cambial, você vai precisar obrigatoriamente da certificação ABRACAM.
Nas instituições financeiras autorizadas a operar em câmbio pelo Banco Central do Brasil, todos os profissionais que estejam diretamente envolvidos com as operações (mesa de câmbio, compliance, avaliação de riscos, controles internos e backoffice), assim como gerentes e diretores, devem possuir a certificação.
Essa exigência começará de forma escalonada em 2024. Até 2025 a exigência da certificação abrangerá a totalidade dos funcionários e correspondentes cambiais.
As certificações para trabalhar como Correspondente cambial são:
Certificação ABT: O ABT é voltado aos colaboradores dos correspondentes cambiais, e aos atendentes e caixas das instituições financeiras autorizadas a trabalhar em câmbio.
A aplicação da prova é permanente, ou seja, você pode se inscrever a qualquer momento; não precisa esperar abrir inscrições.
A concessão do certificado ocorre mediante aprovação em exame realizado pela ABRACAM.
Certificação ABT1 : É voltadaaos profissionais ou empresas que trabalham ou pretendem trabalhar em instituições do mercado de câmbio e aos responsáveis pelos seus correspondentes.
Certificação ABT2: É destinada aos diretores e gestores responsáveis por determinadas áreas dessas instituições.
A aplicação da prova é online e permanente, você pode se inscrever quando quiser.
Para ser aprovado(a) rapidamente e sem dor de cabeça na prova ABRACAM, você precisa estudar da forma certa, utilizando um Método comprovado de estudos + o acompanhamento de um professor experiente
Não cometa o erro de estudar sozinho(a) para os exames ou usar apostilas ou materiais maçantes!
Nós somos a principal escola de correspondentes do Brasil, com mais de 33 mil alunos.
O Curso para Correspondente Cambial vai ajudar você a ser aprovado em menos de 10 dias no exame das certificações ABRACAM, mesmo que você tenha pouco tempo ou esteja começando totalmente do zero.
CURSO CERTIFICAÇÃO CORRESPONDENTE CAMBIAL
Seja aprovado em 10 dias nas certificações exigidas Curso com 40% de desconto hoje + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta