CERTIFICAÇÃO FEBRACON - O GUIA COMPLETO

Atualizado em 11/04/2024
Por Prof. Jefferson Ribeiro
Obtenha sua certificação Febracon em 24 horas - Clique Aqui
Saiba neste artigo tudo sobre a FEBRACON e suas certificações voltadas quem deseja trabalhar como correspondente bancário.

A FEBRACON, sigla de Federação Brasileira dos Correspondentes Bancários, é voltada ao objetivo de promover o aprimoramento técnico e profissional dos correspondentes bancários.

Junto com outras instituições como FEBRABAN, ANEPS, ABECIP, a FEBRACON visa fomentar a capacidade técnica dos profissionais que atuam no mercado de correspondência bancária.

O que é a certificação FEBRACON

A Certificação para Correspondente Bancário e Serviços é a principal Certificação da Febracon, criada de acordo com a Resolução 3.954/2011 do Banco Central do Brasil (BACEN)

A Certificação de Correspondentes foi criada para atestar o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que atuam como Correspondentes, visando o melhor desempenho de suas atividades e atendendo a Resolução 4.935 do Banco Central.

A certificação de correspondente bancário tornou-se obrigatória a partir de 2014 para todas as entidades e profissionais que atuam neste ramo no país.

DICA DO PROFESSOR JEFFERSON: Obtenha sua certificação o quanto antes, pois ela irá abrir diversas portas em sua jornada profissional e financeira.

Quais são as certificações FEBRACON

A FEBRACON possui 3 certificações:

- Certificação para Correspondente Bancário e Serviços (Completo): Habilita o profissional a atuar com crédito consignado, CDC, financiamento de veículos e crédito imobiliário.

- Certificação para Correspondente Bancário e Agronegócio: Habilita o profissional a atuar com crédito rural / agronegócio.  

Dica do professor: O mercado de crédito rural é promissor, recomendo você também incluir a certificação em Agronegócio em seu plano.

- Certificação para Correspondente Bancário e Serviços (Completo) + Agronegócio: É a certificação mais completa a ampla, permitindo o profissional atuar com crédito consignado, CDC, financiamento de veículos, imobili´rio e agronegócio, ampliando os negócios e prestando serviços a um maior número de clientes.

Certificação FEBRABAN, ANEPS e FEBRACON: Quais as diferenças?

Outras certificações conhecidas são a FEBRABAN e ANEPS e a ABECIP.

Estas certificações possuem o mesmo propósito que a Febracon, ou seja, habilitar o profissional ou empresa correspondente bancário a atuar com produtos de crédito conforme a lei do BACEN.

Nossa sugestão é que obtenha a certificação FEBRABAN FBB-100, por ser mais amplamente reconhecida e aceita no mercado + a certificação ABECIP CA-300, habilitando você a trabalhar com qualquer instituição financeira, incluindo ser correspondente Caixa.

Qual a importância da certificação de correspondente bancário?

No mercado financeiro brasileiro, não é possível ser um correspondente bancário sem um certificado emitido por uma instituição credenciada. Inclusive, a fiscalização dessa regularização é feita pelo Banco Central do Brasil.

Portanto, a Febraban, através das certificações, possibilita que o correspondente possa trabalhar com produtos financeiros de crédito das instituições financeiras.

Além da regularização, os profissionais certificados se tornam mais qualificados e com maior conhecimento para oferecer informações e serviços de qualidade aos clientes, ganhando assim mais credibilidade dentro de seu mercado de atuação.

Quais profissionais devem buscar a certificação FEBRACON?

Os agentes de crédito, promotores de crédito ou correspondentes bancários que atuam no mercado de produtos financeiros devem, obrigatoriamente, obter uma certificação como a Febracon ou Febraban FBB-100 para o desempenho de suas atividades.

Não há nenhuma exigência de formação escolar para que você possa obter qualquer uma das certificações do mercado financeiro.

Para outros profissionais do mercado financeiro, ela pode funcionar como uma excelente oportunidade para se posicionar melhor. Isso porque a certificação demonstra que o profissional possui a capacidade de trabalhar com diferentes produtos financeiros.

Assim, se tornando mais confiável e experiente e podendo oferecer serviços de melhor qualidade para seus consumidores.

Quer saber mais? Nosso Canal do Youtube da Aprova é o maior canal sobre ser correspondente bancário do Brasil. Acesse agora!

Como obter a certificação FEBRACON?

Para obter a certificação Febracon, é preciso passar no exame online. Vamos saber tudo agora.

Quais os conteúdos da prova FEBRACON?

Os conteúdos são divididos em 8 módulos, que são:

- Conhecimentos Gerais sobre o Sistema Financeiro Nacional
- Relacionamento com o Consumidor
- Gestão das Finanças Pessoais
- Matemática Financeira
- Modalidades de Crédito
- Financiamento de Veículos
- Crédito Consignado
- Crédito Imobiliário

Como é a prova?

A Prova é Online com questões de múltipla escolha. Sendo uma resposta certa entre 4 alternativas.

- Duração máxima do exame: 2h
- Número de questões: 40
- Aproveitamento para certificação: igual ou superior a 70%
- Validade do certificado Febracon: 4 anos

Curso FEBRACON Online Descomplicado - O caminho mais certo para o sucesso

Somos a mais conhecida e prestigiada escola de cursos preparatórios para certificações de correspodnentes bancários do país.

Com o curso FEBRACON Completa Online Descomplicado, você será aprovado(a) no exame FEBRABAN com 24 horas, mesmo que tenha pouco tempo para estudar ou está começando do zero

Saiba todos os detalhes clicando abaixo:

CURSO ONLINE PARA A CERTIFICAÇÃO FEBRACON

Seja aprovado em 10 dias nas certificações exigidas 
Curso com 40% de desconto hoje + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta
QUERO CONHECER!
license
Começar Conversa
1
Tem dúvidas? Fale com a gente agora :-)
👋 Me chame agora para tirar dúvidas, você terá o atendimento mais personalizado e amigável de todos :)
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram