Certificação PLDFT FEBRABAN: O Guia Completo

Escrito em 18/09/23
Atualizado em 18/09/23
Por Prof. Jefferson Ribeiro
Nesse artigo completo você vai saber o que é a certificação PLDFT Febraban para correspondentes bancários, para que serve, como obter a sua e outras informações para seu sucesso profissional nesse mercado.

O que é a certificação FEBRABAN PLDFT

A certificação FEBRABAN PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo) visa apoiar ações de melhores práticas em prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O certificado FEBRABAN PLDFT serve para atestar o conhecimento dos profissionais correspondentes bancários no que diz respeito as melhores práticas da PLDFT, e é uma exigência do Banco Central.

O Artigo 3º, inciso I, letra G, da Circular 3978 estabelece a necessidade de “capacitação dos funcionários sobre o tema da prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, incluindo os funcionários dos correspondentes no país que prestem atendimento em nome das instituições mencionadas no art. 1º”.

Dessa forma, é essencial que todos as empresas e profissionais desses segmentos cumpram a legislação, para evitar possíveis penalizações, além de evitar possíveis problemas com crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Para que serve a certificação FEBRABAN PLDFT?

A certificação PLDFT atesta que o profissional correspondente bancário tem o conhecimento necessário e aptidão para lidar com questões sensíveis de prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.

O Banco Central visa detectar de forma precoce esses crimes, através do preparo dos profissionais que lidam com movimentações financeiras regularmente, como é o caso dos correspondentes bancários.

Assim, um correspondente que tem o conhecimento em PLDFT está preparado para detectar e lidar com esse crime antes que ele aconteça.

Clique para Baixar o E-Book: Como Ser um Correspondente Bancário - O Guia Completo

Atenção: PLDFT obrigatória para correspondentes bancários

De acordo com as fontes oficiais, a obrigatoriedade da realização do curso e da certificação de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo (PLDFT), é exigida à partir de 31/07/2021.

Ou seja, correspondentes só poderão começar ou manter uma parceria com os bancos mediante a realização do curso/certificação. As instituições financeiras alertam que o usuário que não realizar o curso até a data será automaticamente inativado até a regularização.

Recomendamos que, caso você seja ou queira se tornar correspondente bancário, obtenha seu certificado PLDFT o quanto antes. Dessa forma evita um potencial grande transtorno, por algo que é simples de resolver.

Historicamente e ao longo do tempo, houveram diversas medidas obrigatórias impostas pelo BACEN e pelos bancos para correspondentes, e, muitas vezes, a cobrança dessas medidas aconteceu de uma vez, pegando todos de surpresa e gerando uma grande “correria” por parte dos profissionais para se adequar às exigências e até perdas de parcerias com os bancos!

Então, não corra o risco de ser inativado(a) ou de não ser aceito pelos bancos, obtenha sua certificação PLDFT e esteja dentro das exigências!

Clique aqui e assista o Video Completo sobre a certificação PLDFT para correspondentes

Prova PLDFT FEBRABAN

Para obter o certificado FEBRABAN PLDFT, você deverá fazer uma prova online.

A prova PLDFT já vem “embutida” dentro da prova das certificações FEBRABAN, ou seja, algumas questões da prova serão sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento de Terrorismo.

Mas ATENÇÃO: É necessário ter o conhecimento adequado para responder corretamente as questões, por isso recomendo um curso PLDFT FEBRABAN.

Entre os conhecimentos esperados de um correspondente certificado em PLDFT, destacam- se:

– O que é uma Lavagem de Dinheiro (em uma linguagem simples e sem uso de termos técnicos) e como ela pode acontecer;
– Quais as formas utilizadas para lavagem de dinheiro;
– Qual o papel das Instituições Financeiras e dos Correspondentes Bancários na PLDFT;
– O que pode acontecer com quem for envolvido?;
– Conceitos de identificação de Clientes;
– Comunicação de situações suspeitas;
– Conceito de PEP – Pessoa exposta politicamente.

Curso PLDFT para correspondente bancário

Para ser aprovado(a) rapidamente e sem dor de cabeça, você precisa estudar da forma certa, utilizando um Método comprovado de estudos + o acompanhamento de uma escola experiente.

Não cometa o erro de estudar sozinho(a) para os exames ou usar apostilas ou materiais maçantes!

Para você ser aprovado(a) de primeira na certificação PLDFT Correspondente Bancário, oferecemos o Curso para certificação FEBRABAN PLDFT do prof. Jefferson Ribeiro.

A Aprova é uma das principais escolas de correspondentes do Brasil com mais de 32.031 alunos.

Comece a estudar o quanto antes, e em menos de 10 horas você já estará pronto(a) para o exame, mesmo que você tenha pouco tempo ou esteja começando totalmente do zero. Conheça o curso clicando abaixo:

Curso Online para certificação PLDFT

Seja aprovado em tempo recorde. Curso com suporte personalizado do professor + Dupla Garantia aprovação ou seu dinheiro de volta
QUERO CONHECER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

license

Receba GRÁTIS - Materiais Completos de Estudo para Sua Certificação + Surpresas! FEBRABAN, ABECIP, ANEPS, ANBIMA

Cadastre seu email para receber agora. Obtenha sua certificação facilmente e de primeira! Certificações ANBIMA, ABECIP, FEBRABAN ou ANEPS

Parabéns!

Começar Conversa
1
Tem dúvidas? Fale com a gente agora :-)
👋 Me chame agora para tirar dúvidas, você terá o atendimento mais personalizado e amigável de todos :)
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram